Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

SÁBADO por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

Powered by

Unibanco
10 dicas para poupar nas férias 10 dicas para poupar nas férias

10 dicas para poupar nas férias

10 dicas para poupar nas férias

Este é um dos períodos mais esperados do ano, mas para garantir que as férias são só alegria e não uma desgraça para o seu orçamento, há que aprender a poupar.


Publicado em 12-Jun-2019

Faça um orçamento… e esforce-se por cumpri-lo

Para ser bem sucedido da missão de poupar nas férias, a primeira coisa que deve fazer é um orçamento de quanto quer gastar, incluindo as despesas obrigatórias (avião, hotel, refeições), e deixando alguma margem para eventuais extras. É claro que visto à distância de uns meses, tudo parece simples e fácil de cumprir, mas a realidade nem sempre é cor-de-rosa. Esteja preparado para imprevistos, mas sem stresses ou exageros. Se num dia gastar mais do que deve, no dia seguinte tente compensar e gastar menos… e preste atenção às nossas sugestões de poupança.

Planeie com antecedência

Não deixe tudo para a última hora. Comece a ver preços com alguma antecedência e compare-os. O preço dos bilhetes de avião é muito variável, mas os valores tendem a aumentar bastante à medida que a data de partida se aproxima. Comece as pesquisas recorrendo a agregadores como o Skyscanner, a Momondo, a eDreams ou o Kayak porque aumentam a possibilidade de encontrar boas ligações e preços baixos. Viajar fora das épocas altas, ou escolher voos a meio da semana são outras ideias a levar em consideração… E na hora de fazer a reserva, esteja atento às taxas de bagagem e verifique sempre as regras da companhia aérea sobre as bagagens de mão e de porão, para evitar surpresas.

Aproveite preços last minute

Parece um contrassenso, mas em alguns casos vale a pensa aproveitar descontos de última hora, o que pode significar poupar algumas centenas de euros. É o caso das viagens de cruzeiros que colocam a preços muito especiais cabines que ficam livres (as menos desejadas) nas datas próximas da partida. O mesmo pode acontecer com os hotéis, por isso, se for do estilo descontraído e não se importar de fazer as malas de um dia para o outro, vale a pena consultar sites como o Hotels.com e fazer as malas para o dia seguinte.

      Opte por alojamentos alternativos

      Não é por acaso que sites como a AirBnb ou o HomeAway são um sucesso. Dependendo do estilo de férias que está à procura, alugar um apartamento ou casa pode ser uma excelente alternativa – principalmente se viajar com crianças e precisar de mais do que um quarto –, por isso faça uma pesquisa na internet e compare as várias opções disponíveis no destino pretendido. E se estiver nesse espírito, o mais barato ainda será recorrer a sites de troca de casa

      Faça refeições em casa

      Ficar alojado num apartamento não tem só vantagens a nível de diária. Também poderá fazer várias refeições em casa, poupando uma fortuna em restaurantes. Com a vantagem adicional que poderá preparar lanches para a praia, por exemplo.

      Vá de férias com amigos

      Combinar férias com um grupo de amigos ou um casal com filhos da mesma idade, não só podetransformar as suas férias num momento ainda mais divertido e compensador, como pode ser uma boa forma de poupar dinheiro. Pode optar por um apartamento ou casa de férias maior e mais confortável e dividir o valor do aluguer, ficando a pagar o mesmo ou menos do que numa casa só para si. O mesmo se aplica ao aluguer de um carro (de sete lugares, por que não?) ou mesmo às compras de supermercado…

      Alugue uma autocaravana

      Nunca pensou nesta hipótese? Pois está na hora de começar. Numa única escolha está a juntar três despesas: o transporte (neste caso aluguer de um automóvel), o custo do alojamento, as refeições que pagaria em restaurantes. Com a vantagem extra que vai ter total liberdade de movimentos, podendo ir onde quiser, sem horários a cumprir. O ideal será experimentar alugar uma autocaravana num fim-de-semana prolongado. As crianças adoram!

          Pergunte a quem sabe

          Meta conversa com os habitantes locais para saber quais os lugares mais económicos para comer ou ir às compras, aproveitando também para reunir dicas preciosas de lugares a não perder, fora dos circuitos turísticos. Se tiver amigos que viveram ou estiveram no local para onde vai viajar há pouco tempo, também não hesite em falar com eles a pedir sugestões.

          Abdique de compras desnecessárias

          Não gaste dinheiro em “souvenirs” que vão acabar numa gaveta lá de casa. O mesmo se aplica a presentes para a família e os amigos. Em matéria de “lembranças”, use a velha máxima de tirar fotografias “para mais tarde recordar”.

          Informe-se dos seus direitos enquanto passageiro

          Durante a época de férias, o risco do seu voo sofrer um atraso, estar em overbooking ou mesmo ser cancelado é mais elevado. Nesses casos, poderá ter direito a uma compensação de até 600 euros. Para mais informações, consulte o site da AirHelp, uma startup que ajuda os passageiros aéreos de todo o mundo a serem indemnizados por voos atrasados, cancelados ou sobrelotados. Quem sabe se um azar de percurso acaba por terminar em poupança…