10 programas para quem está de férias no Algarve 10 programas para quem está de férias no Algarve

10 programas para quem está de férias no Algarve

min de leitura

Ideias originais e algumas novidades para animar os seus últimos dias de descanso em terras algarvias


Publicado em 08-Ago-2018

Nadar com pinguins

Célebre pela sua grande colónia de pinguins africanos, única no mundo, a Boulders Beach original fica a cerca de uma hora da Cidade do Cabo. Mas na impossibilidade de fazer uma viagem rápida à África do Sul, o Zoo de Lagos pode ser uma boa alternativa. Inaugurada no ano passado, a Boulders Beach algarvia é uma piscina especial, na qual pessoas e 20 pinguins nadam lado a lado, apenas com um vidro a separá-los. Não se esqueça de levar óculos de natação, para garantir que consegue estar de olhos bem abertos quando mergulha.

O Boulders Beach Zoo de Lagos funciona de 1 de abril a 30 de setembro, das 10h às 18h30 (última entrada às 17h), e as entradas custam 18 euros e 14 euros (4-11 anos).

10 programas para quem está de férias no Algarve | Unibanco


Muito mais do que um hotel

Abriu em 2016, mas tornou-se rapidamente num dos spots obrigatórios de Lagos. “Muito mais do que um hotel”, como diz o seu slogan, a Casa Mãe era uma propriedade abandonada que a francesa Véronique Polaert, apaixonada por Portugal, transformou numa casa de férias de sonho que é um elogio à manufatura nacional.

Nos três edifícios que constituem a propriedade há quartos de estilo minimalista, vintage ou boho chic, pensados para férias a dois. Se só estiver de passagem, experimente o restaurante ORTA que segue o conceito farm to table, ou seja, do pequeno-almoço aos jantares tudo é preparado com base nos produtos sazonais da horta e da rede de produtores locais a que a Casa Mãe se associou. Com sorte, ainda poderá assistir a um concerto ao vivo de bossa nova… Não se vá embora sem visitar a concept store, onde além de livros e revistas, encontra artesãos e marcas portuguesas emergentes, da cerâmica à cutelaria, peças de mobiliário, roupas, vinhos ou chás – “todos são fabricados em Portugal com muito carinho”.


Em busca de uma praia deserta

No Algarve, as praias são quem mais ordena. Afinal é por elas que portugueses de norte a sul aqui vêm durante os meses de calor. Por isso mesmo, a pergunta é pertinente: será possível encontrar uma praia deserta no Algarve? Não é fácil, mas mesmo sem ser o que foi em tempos, a praia da Fábrica ou de Cacela Velha mantém-se entre as nossas favoritas. O acesso faz-se atravessando a ria Formosa num dos barcos de pescadores que se convertem em barqueiros nos meses de julho e agosto. Se caminhar um pouco, garantimos extensões com muito poucas toalhas e as águas mais quentes de todo o Algarve (senão mesmo de todo o País). Também paradisíacos são os 11 km da praia da Barreta, na Ilha Deserta, em Faro. O acesso é igualmente feito de barco, a partir do cais de Faro, em percursos regulares de 15 a 35 minutos através dos sapais da ria. Não muito longe, a praia da Fuzeta, na Ilha da Armona, em Olhão, que está na lista das melhores praias europeias do ano… Uns quilómetros para oeste, e do outro lado do Algarve, tem mais hipóteses de encontrar praias “só para si”. E apesar de a praia de Odeceixe ser considerada uma das Sete Maravilhas de Portugal, na categoria “Praias”, optamos pela menos popular e paradisíaca praia das Furnas, em Vila de Bispo, quase sempre vazia.


Um jantar de luxo

Ninguém duvida de que no Algarve há muitos e bons restaurantes a preços bem mais acessíveis, mas é impossível ignorar o número crescente de restaurantes com estrelas Michelin: do pioneiro Vila Joya de Dieter Koschina ao Ocean de Hans Neuner, ambos com duas estrelas, aos novos restaurantes que entraram na lista do guia 2018 com uma estrela: o Gusto by Heinz Beck, no Conrad Algarve Hotel em Almancil, e o Vista Restaurante do chef João Oliveira no Vista Hotel & Spa situado na praia da Rocha. Por isso sugerimos que dedique uma noite especial das suas férias à alta cozinha. Vai ver que vale a pena.


Feira Medieval de Silves

A 15ª edição da Feira Medieval de Silves realiza-se de 10 a 19 de agosto, no centro histórico desta cidade algarvia. Uma tradição por vezes esquecida por quem passa os dias na praia, mas que é uma oportunidade única para assistir e participar em espetáculos de música e dança, torneios a cavalo, manjares medievais e fazer compras de artesanato nas bancas que se espalham pelas ruas da antiga capital do Reino do Algarve. Os preços dos bilhetes começam nos 2€, e existe a possibilidade de alugar trajes medievais para que entre no espírito da festa vestido a rigor.


Às compras pelo Sul

Das fábricas de tijoleira artesanal de Tavira à olaria da vila de Porches, com os seus desenhos coloridos feitos à mão, ao projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais, que procura as origens dos ofícios tradicionais dando-lhes uma marca contemporânea, há boas surpresas por todo o Algarve. Basta investigar. É o caso da loja Armazém Português em Tavira ou da Pinta Roxa em Olhão, onde encontra as peças pintadas à mão da marca Casa Cubista dos canadianos Arren Williams e David Pimentel (agora radicados em Olhão) ou os tradicionais barcos miniatura em madeira de artesãos locais. Entre as novidades deste verão, estão a loja de decoração Hut – Boutique & Living, em Almancil, das criadoras da Companhia das Cestas e, para quem não passa sem uma roupinha de criadores internacionais, a primeira loja Fashion Clinic no Algarve. Onde? No QuintaShopping, na Quinta do Lago, é claro!


Scones e descanso numa casa de campo

Vilamoura fica ali ao lado, tal como as praias da Falésia e dos Tomates, mas a Quinta do Mel é uma quinta centenária vive ao ritmo do campo. Um agroturismo de 10 quartos, com restaurante de cozinha mediterrânica e produção própria de fruta, legumes, compotas, chás e ervas aromáticas. Produtos artesanais à venda na loja local, a par de vinhos da região e produtos como flor de sal, azeite, aguardente de medronho ou artesanato de cortiça do Algarve profundo. Por fim, a casa de chá, com uma vista desafogada sobre o campo, que serve chás e infusões de certificação biológica para acompanhar scones, panquecas, torradas, doçaria tradicional e várias outras iguarias caseiras.

10 programas para quem está de férias no Algarve | Unibanco


Uma cerveja bem fresquinha

A praia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, foi eleita a melhor praia da Europa em 2018, pela European Best Destinations, e por isso dos locais a destacar num top 10 do Algarve. E se no ano passado a novidade por estas bandas era o Sky Bar do hotel Tivoli Carvoeiro, com uma vista deslumbrante sobre as falésias e o mar, este ano trocamos (ou adicionamos) os cocktails por uma cerveja bem fresquinha. Numa quinta na zona das  Sesmarias, onde também há vinha, nasceu a Dos Santos Craft Brewery, uma fábrica de cerveja artesanal a que se junta um bar de tapas e noites bem passadas.


Caminhadas pelo Algarve esquecido

Esta é uma sugestão para os mais aventureiros. Aqueles para quem as férias não se resumem a ficar de papo para o ar, sem fazer nada. Do cabo de São Vicente à Carrapateira, sugerimos uma caminhada por uma costa escarpada, encontrando vários miradouros com vistas soberbas sobre arribas, areais desertos e ruínas de antigos povoados islâmicos, passando pelas aldeias da Vilarinha e da Pedralva. Ou como alternativa, uma série de passeios a pé pelo barrocal algarvio, passando pela Rocha da Pena (a 470 metros de altitude) ou pelo vale verdejante da Fonte da Benémola, no concelho de Loulé – áreas classificadas, onde resistem testemunhos de antigas civilizações e a presença humana é rara. Uma oportunidade única para conhecer o Algarve rural e as serras quase sempre esquecidas. Há várias empresas com propostas neste sentido, mas sugerimos que espreite os programas da Proactivetur, uma pequena agência de viagens especializada em ecoturismo e turismo criativo no Algarve.


Cinema ao ar livre no novo hotel da Quinta do Lago

O Magnolia Hotel, na Quinta do Lago, é outra das novidades da temporada em matéria de hotelaria. Com uma decoração em tons pastel, remete para o estilo dos motéis de Palm Springs e nem lhe falta um néon à entrada! E o melhor é que mesmo estando situado numa das zonas mais caras e exclusivas do Algarve, o Magnolia não é caro nem exclusivo. Além disso, tem programas especiais para famílias com oferta de refeições para as crianças. E também não lhe falta o cinema ao ar livre, bem ao estilo americano. O Dive in Movies realiza-se todas as segundas-feiras, assim que o Sol se põe, com a projeção de um filme à beira da piscina, com a oferta de um menu especial para o jantar. Um final de dia bem descontraído, como se deseja quando estamos de férias.

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.