Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
A ferro&vapor: dicas e truques para passar roupa como um pro A ferro&vapor: dicas e truques para passar roupa como um pro

A ferro&vapor: dicas e truques para passar roupa como um pro

A ferro&vapor: dicas e truques para passar roupa como um pro

Como conseguir resultados perfeitos à tábua, para passadores de fim de semana ou profissionais habituados a lidar com pilhas de roupa.


Publicado em 31-Mar-2020

Um dia vamos todos ter uma máquina onde só teremos de pendurar as roupas para que saiam impecavelmente passadas e prontas a usar – sem nenhum trabalho. Mas como hoje não é esse dia aqui ficam várias dicas e truques para lidar com as pilhas de roupa por passar.

A cada peça a sua temperatura

As roupas devem ser passadas a temperaturas diferentes – veja na etiqueta para saber qual a temperatura certa em cada caso. Logo, quando tem uma pilha grande não comece pelas maiores ou mais pesadas, mas antes pelas peças que devem ser passadas a temperaturas mais baixas – vá subindo progressivamente.  

A ferro&vapor: dicas e truques para passar roupa como um pro | Unibanco

Sempre a direito

Passe sempre de trás para a frente, ou vice-versa, em movimentos retos. Nada de movimentos circulares, pois só vai conseguir criar mais vincos, que é precisamente aquilo que estamos a tentar tirar. Ou pior ainda, repuxar a roupa estragando o tecido.

Tábua de engomar

Não que seja impossível passar noutra superfície, mas a maioria concordará que uma tábua de engomar dá muito jeito. E que esta deve ser estável, com regulação em altura, e suficientemente longa para que possa estender umas calças. Mas isto são os mínimos olímpicos, porque para chegar às medalhas deve investir numa tábua que faça a diferença, com funções de aquecimento, sucção e ar soprado (a sucção possibilita a penetração do vapor no tecido, e o ar soprado forma um colchão de ar por baixo da roupa). Se reparar nas lavandarias, vai perceber do que estamos a falar… Para casa, a Miele Fashion Master é o Rolls Royce destas tábuas, mas existem outras mais em conta.

Pano para mangas

Provavelmente não vai perceber qual a sua utilidade até ficar com a sua linda camisa branca marcada e arruinada com o ferro. Especialmente os tecidos mais delicados e as lãs, que nunca devem ser passados diretamente sob o ferro, mas através de um pano. Se não quiser comprar um pano de passar pode até usar a sua (antiga) linda camisa. Afinal já ficou estragada…   

Camisaria

As camisas são a peça de vestuário com direito a mais tutoriais na internet. Aqui fica a nossa escolha:

Máquina a vapor

Regra geral, quanto mais vapor emitir e mais potente for, melhor será o ferro. Mas há mais alguns pormenores a ter em conta, como por exemplo duas pontas bicudas, que permitem mais versatilidade. Mas sobretudo deve procurar um ferro pesado, nada de ir atrás do mais leve, até porque ao contrário do que pensa o seu esforço será menor. Porquê? Porque o peso do ferro faz metade do trabalho por nós.

A ferro&vapor: dicas e truques para passar roupa como um pro | Unibanco

Ferro limpo

Idealmente deve utilizar água destilada no ferro, pois não deixa resíduos minerais, como o calcário. Mas mesmo assim é normal que, ao fim de algum tempo, a base do ferro ganhe alguma sujidade que se não for tratada passará para a roupa. Para tal pode seguir as instruções da marca e/ou usar este pequeno truque: um pano húmido com 2 partes de bicarbonato de sódio e uma parte de água. Termine com um pano seco.

Last but not least

Parece um frigorífico para colocar no closet, mas lembram-se daquele dia em que teríamos finalmente uma máquina que trataria de todas estas tarefas por nós? Pois bem, esse dia está muito mais perto do que imagina, graças a esta Samsung Airdresser, uma máquina que limpa a seco, areja, elimina odores, vírus e bactérias, seca e, no processo, ainda deixa a roupa passada. Até a instalação é simples, pois nem precisa de uma ligação à água canalizada. Só não está ainda à venda no nosso país, infelizmente. E também não é barata.