Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

SÁBADO por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

Powered by

Unibanco

A grande feira de vinho

A grande feira de vinho

Vinhos raros, especiais, ou mais comuns. Vinhos que chegam dos quatro cantos de Portugal e se reúnem agora na Grandes Escolhas Vinhos & Sabores 2018, a maior feira vínica do País.

Está de regresso aquela que é a maior feira de vinhos do País. Um acontecimento obrigatório para apreciadores e amantes deste néctar que vão aqui poder provar mais de 3.500 vinhos, trazidos por 400 produtores oriundos de todas as regiões de Portugal – alguns de outros países, também. Mas além de provar, vão poder trocar impressões e saber mais sobre cada vinho com os enólogos e viticultores. E este contacto direto junto de quem realmente faz os vinhos é uma das maravilhas do evento.

E felizmente agora já pode acompanhar tantas provas com uma oferta reforçada e cada vez mais variada de sabores, entre zonas de street food, outras para comer sentado, de faca e garfo ou em showcookings, com a presença de chefs.

O evento, organizado pela revista Grandes Escolhas,  decorre no Parque das Nações, no Pavilhão 1 da FIL, e ocupa uma área superior a 6 mil metros quadrados. Começa já hoje, dia 26, a partir das 18h00 e termina apenas na segunda-feira seguinte, às mesmas 18h00 com que começou. Embora o último dia seja exclusivo a profissionais. Durante o fim de semana, o evento tem início às 15h00 e encerra às 22h00, tal como no dia da inauguração. Os bilhetes para um dia único têm um custo de 15 euros por pessoa, valor que já inclui o copo de prova da marca Schott Zwiesel, mas para os mais entusiastas está ainda disponível um passe de três dias pelo valor de 20 euros.

Paralelamente às provas, vão decorrer também alguns momentos com hora marcada, dos quais destacamos o Par Perfeito, uma batalha que promete ser muito interessante e na qual seis chefs e seis sommeliers são desafiados a encontrarem o pairing comida/vinho perfeito. Uma batalha com vencedores, decididos pelo público, que vai assim provar e avaliar não só a comida e o vinho como a maridagem.

À semelhança de edições passadas, as Provas Especiais são sempre um dos pontos altos do evento pois permitem a aprendizagem e a degustação de vinhos raros, orientadas por críticos de prestígio ou produtores de referência. O acesso a estas provas obriga a inscrição própria no valor de 40 euros, a cargo da Ticketline.  Pode acompanhar o programa aqui mas anote já as seguintes:

  • Casa Ferreirinha, Reserva Especial, a joia dos vinhos do Douro, das 19h00-20h30 de sexta-feira
  • A magia das Vinhas Velhas, por Luís Lopes, das 18h00-19h30 de sábado
  • À prova do tempo – os grandes tintos de 2008, por João Paulo Martins, das 18h00-19h30 de domingo
  • Bacalhôa, a elegância do moscatel de Setúbal, das 19h30-21h00 de domingo

Finalmente, é também na Grandes Escolhas Vinhos & Sabores 2018 revelado um dos prémios mais aguardados por toda a comunidade vínica: A Escolha da Imprensa. A competição pôs em prova cega centenas de vinhos perante 60 jurados, oriundos da comunicação social, blogosfera e também do comércio. A ideia é eleger os melhores do evento, não apenas aos olhos de especialistas, mas considerando o gosto do público e as preferências do mercado. Os resultados já na sexta-feira, às 20h30.