Como dar um look de primavera à sua casa Como dar um look de primavera à sua casa

Como dar um look de primavera à sua casa

min de leitura

Cores vivas, tecidos leves e frescos, flores e muita luz. Dicas fáceis para renovar a casa e abraçar a chegada da primavera com alegria e boa disposição!


Publicado em 16-Abr-2019

Depois de uma obrigatória sessão “limpeza de primavera”, para livrar a sua casa do mofo e das coisas velhas que fazem lembrar o inverno, tire umas horas (ou uns dias) para dar uma cara nova à sua sala, quarto e até à varanda… Tal como o nosso guarda-roupa, o seu lar doce lar merece um novo visual. Nada de muito complicado, basta ler as dicas que se seguem e dar largas à imaginação.

Convide o sol a entrar

Com os dias a ficar mais longos, as horas de luz aumentam e o desejo de aproveitar o sol ao máximo também. Esvazie a casa de tudo o que já não precisa. Retire mantas e aquecimentos, por exemplo, e substitua cortinados pesados por cortinas de tecidos naturais, leves e claros, redistribuindo os móveis de forma a deixar a luz exterior entrar facilmente.

Vá às compras

Quem não se deixa seduzir pela chegada das novas coleções? Tal como nas lojas de roupa, as lojas de decoração têm coleções de primavera/verão. E não precisa gastar uma fortuna. Às vezes basta comprar umas almofadas novas, estampadas de ramagens, umas jarras coloridas ou mesmo uma cortina nova para a banheira para sentir que a sua casa ganha uma nova cara, mais fresca.

O poder da natureza

O verde é a cor da natureza por excelência. E um dos favoritos quando se trata de criar um estilo decorativo primaveril. Use-o em têxteis, em cores de parede, e em plantas vivas. Descubra quais são as mais adequadas para cada espaço e use e abuse das plantas dentro e fora de casa. Da mesma forma, não hesite em fazer arranjos florais e espalhá-los pelas várias divisões. As flores são sinónimo de Primavera e têm a capacidade de encher de cor e alegria qualquer recanto mais triste.

Ilumine o exterior

Se tiver um terraço, um jardim ou apenas uma varanda, não deixe de lhe dar uma atenção especial. Transfira uma mesa para o exterior, cadeiras, e até sofás e tapetes. Decore-o e encha-o de magia, iluminando-o com lanternas ou grinaldas de luzes.

Padrões florais

Invista em padrões florais, em tecidos ou num novo papel de parede. É uma forma simples de mudar radicalmente a aparência de uma divisão. Há papéis com flores de todos os tamanhos, com motivos tropicais, com texturas… Com a vantagem de que o papel de parede é infinitamente mais durável que a pintura e a sensação é mais acolhedora. Mas atenção, se abusar de um padrão (forrando a totalidade das paredes de uma divisão), deve compensar essa “estravagância” com portadas de janelas brancas, tecidos lisos e peças de mobiliário simples.

Troque a roupa de cama por tecidos leves

A flanela e as mantas eram muito confortáveis, mas agora é tempo de substituir lençóis e colchas por materiais naturais mais frescos e leves, como o algodão ou o linho.  Pode parecer um detalhe, mas é um detalhe de extrema importância, pois muda completamente a atmosfera dos quartos. O mesmo se aplica a almofadas e cortinas.

Renove todos os têxteis

Não se fique pela roupa de cama. Mude toalhas de mesa, as toalhas da casa-de-banho e mesmo os panos de cozinha. No fundo, a ideia é renovar, adicionando pequenos detalhes com capacidade de transformar a sua casa num lugar cheio de luz. Se for o caso, esta é a altura certa para estofar sofás ou poltronas.

Aposte em fibras naturais

Um tapete de fibra, como a juta ou o sisal ajudam a dar um ar mais “natural”. O mesmo acontece se escolher acessórios muito em voga como cestos entrançados, suportes para vasos ou porta-revistas em ratan, bancos em madeira ou peças em macramé. No fundo, aposte em formas de trazer a natureza e o ambiente dos terraços para dentro de casa.

Loiças em destaque

Não vamos sugerir que compre um serviço de jantar completo, mas uns quantos pratos novos de cores vivas – o rosa nunca falha – ajudam a mudar o visual de um almoço de domingo. Outra dica importante: recupere taças antigas, herdadas da sua avó, ou invista em grandes tigelas para encher de fruta e use-as como peça central da sua mesa de jantar ou cozinha. Vale tudo, desde peças de porcelana às mais tradicionais e elegantes, ou peças metálicas, mais modernas.

Cores frescas e serenas

Uma decoração de primavera é mais do que tecidos de flores ou ramagens e cores chamativas. O azul é uma escolha perfeita para encher um quarto de frescura, combinando-o com um fundo branco e detalhes de fibras naturais. Mas não deixe de lado os tradicionais tons neutros, pois criam um ambiente de calma e tranquilidade e não deixam de ser primaveris. Cores como o Mango Mojito, um vibrante amarelo dourado, dão vida a um espaço e confere-lhe conforto. Sim, o Living Coral é a cor Pantone deste ano, mas a cada estação, a equipa do instituto Pantone cria uma lista de tendências, que pode consultar aqui e usar a gosto.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.