Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

SÁBADO por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

Powered by

Unibanco

Como tirar fotos fantásticas com o telemóvel

Como tirar fotos fantásticas com o telemóvel

O poder da imagem é tremendo. Saiba como tirar fotografias dignas do mais popular Instagram com o seu smartphone

Na Huawei, a frase de destaque que acompanha o P20 Pro é “O Renascimento da Fotografia”. Para o Galaxy S9, a Samsung escolheu “A Câmara. Reinventada”. Estes dois modelos representam provavelmente o pináculo da “fotografia móvel” neste momento, mas se há tema em que todos os grandes fabricantes apostam é este: a qualidade fotográfica dos seus modelos.

Durante anos, tirar fotografias com os smartphones foi sobretudo uma questão de conveniência. As fotos eram de fraca resolução, mas pelo menos não tinha de transportar a máquina. Hoje já não é assim. A qualidade das câmaras é tão elevada que rivalizam com a maioria das máquinas dedicadas, excetuando as profissionais, bem entendido. E mesmo essas…

Quando a Huawei apresentou a sua parceria com a Leica, o diretor de fotografia da National Geographic – cujos fotógrafos tinham já experimentado o equipamento – admitia que uma das capas da revista tinha sido tirada com o telemóvel, o que é extraordinário. Nos últimos tempos a qualidade das lentes melhorou, os sensores fotográficos melhoraram, e os cada vez mais potentes processadores dão uma ajuda, permitindo que o software cada vez mais desenvolvido “trabalhe” as fotografias para atingir resultados excelentes. A mais recente adição de inteligência artificial é sintomática, conseguindo identificar objetos ou situações e ajustando as definições da câmara de acordo com esse instante. Isso não há máquina fotográfica que o consiga fazer.

Fotografia tirada com um Huawei P20 Pro por Helena Christensen
Fotografia tirada com um Huawei P20 Pro por Helena Christensen

Siga a luz

Um dos pontos tradicionalmente mais fracos das câmaras dos telemóveis é a sua incapacidade para fotografar em condições de fraca visibilidade. Esse é precisamente um dos argumentos de marketing do Samsung S9. Mesmo tendo o último grito em telemóveis, procure sempre fotografar em situações de boa visibilidade, idealmente com luz natural. Assim, dentro de portas opte por fotografar perto de uma janela, por exemplo, ou então acenda todas as luzes que encontrar. Será sempre melhor do que recorrer à fraca luz do flash incorporado.

Sempre a postos

Uma das grandes vantagens dos smartphones é andarem sempre consigo. Isso significa mais hipóteses de apanhar momentos inesperados, o “instante decisivo” de que Henri Cartier Bresson falava. Para o conseguir saiba qual o atalho para ativar a câmara imediatamente, em lugar de ter de esperar por desbloquear o telemóvel, abrir a câmara e perder momento…

Conheça o seu equipamento – parte I

Os telemóveis são basicamente máquinas automáticas, de apontar e disparar. Mas à medida que vão ficando mais evoluídos também surgem novas funcionalidades e definições que pode controlar, como os níveis de ISO, abertura ou velocidade do obturador. Por vezes, acertar nestes “detalhes” pode fazer maravilhas por uma fotografia. Realize algumas experiências previamente para saber como agir quando for a sério.

Conheça o seu equipamento – parte II

A maioria dos telemóveis traz também uma série de modos – noite, lapso de tempo, gourmet, câmara lenta, panorama, etc., etc. Destinam-se a situações específicas e nessas exponenciam uma fotografia. Ou seja, apesar de ser uma máquina automática, não se limite a apontar e disparar.

Edite as imagens

O telemóvel é uma poderosa máquina, com toda a capacidade para retocar as fotografias logo no momento em que as tirou. Não descarte à partida o que poderia ser uma bela foto por um qualquer problema. Não faltam programas grátis como o Snapseed, da Google, ou o Photoshop Express, da Adobe (entre muitos outros como o VSCO Cam), mas o melhor será começar por usar as próprias funções do telemóvel, que permitem já um controlo muito sério – vai ver como um pouco de edição pode fazer maravilhas por uma fotografia.

Add-ons

O smartphone pode ter uma excelente lente incorporada, mas um truque engraçado é adicionar-lhe uma lente extra, seja para capturar fotos em macro, fisheye ou panorâmicas. Permitem ser muito mais criativo ou então capturar detalhes inimagináveis. E não é nada difícil encontrar estes kits de lentes à venda.

Para utilizadores mais avançados, que pretendam fazer vídeos com o telemóvel – e já se fazem vídeos de qualidade profissional, 4K – uma boa solução é recorrer a uma gimbal (idealmente de três eixos), uma espécie de stick motorizado que permite estabilizar a imagem ao mesmo tempo que controla o movimento. Ou ainda adicionar um microfone, para capturar o som de forma mais pura e cristalina.

Faça um upgrade ao telemóvel

É uma verdade de La Palice, mas a qualidade fotográfica dos telemóveis melhorou imenso, e mesmo um modesto telemóvel hoje oferece uma câmara melhor do que a de um topo de gama com dois ou três anos. Se é esse o seu caso, esta é, muito provavelmente, a melhor dica de todas. Boas fotografias!

Fotografia captada ao anoitecer com o Samsung Galaxy S9 Plus
Fotografia captada ao anoitecer com o Samsung Galaxy S9 Plus