Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

SÁBADO por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

Powered by

Unibanco
Descubra as tendências de decoração para 2019 Descubra as tendências de decoração para 2019

Descubra as tendências de decoração para 2019

Descubra as tendências de decoração para 2019

A cada novo ano que passa comprometemo-nos a melhorar a nossa vida e os nossos hábitos, mas e as nossas casas? O local onde vivemos é um reflexo de nós mesmos. Então, não deveríamos dar-lhe uma atenção especial no ano novo que agora começa? Descubra quais as tendências do momento e encontre ideias para dar uma nova vida ao seu lar, doce lar.


Publicado em 11-Jan-2019

A COR DO ANO: LIVING CORAL

Há 20 anos que os membros do Pantone Color Institute se reúnem para fazer uma análise das atuais e futuras tendências e decidem uma cor como mote para o ano seguinte, que acaba por influenciar todas as áreas: decoração, moda, design e beleza. Depois do Ultra Violet, em 2018, do Greenery, em 2017, e do Rose Quartz, em 2016, a cor Pantone deste ano é o Living Coral ou, em português, Coral Vivo, uma cor que vem dar mais leveza e luminosidade ao novo ano. A fazer lembrar as cores vibrantes de Miami Beach, permite fazer diversas combinações dentro da mesma paleta. Também é possível usá-la em paredes ou em peças mais marcantes como um sofá ou como contraste a tons mais escuros, como o azul marinho, o preto e o cinza. Outra opção é investir em pequenos objetos ou numa peça-chave para a sala de estar, para dar o toque final numa decoração.  

O REGRESSO DO VELUDO

Este regresso do passado não foi uma moda passageira.  Elegante e sofisticado, o veludo é um material útil em decorações modernas, com designs mais ousados e contemporâneos. Os estofados em veludo de cores intensas e com caráter, como o azul cobalto, o verde garrafa ou o borgonha, não passam despercebidos e vêm dar uma nova vida a sofás, pufes e cadeiras.

… E DO MÁRMORE

Este apelo ao natural também trouxe de volta as pedras naturais, como o mármore, que agora pode ser utilizado não apenas em bancadas de cozinha, casa de banho, ou pavimentos, mas principalmente em peças de mobília, como uma mesa de centro, e acessórios, como vasos.

FORMAS CIRCULARES E ORGÂNICAS

Uma das maiores tendências lançadas pela última Semana do Design de Milão são as formas curvas e orgânicas. De sofás sinuosos a vasos de formas irregulares, tapetes redondos ou luminárias de formas fluídas, sem pontas ou arestas, vale tudo. A ideia é procurar um contato maior com a natureza, em contraponto à racionalidade dos ambientes urbanos e mais rígidos, numa tendência que dá prioridade ao conforto sem comprometer o estilo.

FIBRAS NATURAIS

O look artesanal continua a ser uma tendência, em candeeiros, móveis, louças, vasos ou até têxteis. As fibras naturais e a utilização de materiais sustentáveis, como papel de arroz ou cerâmica, mantém-se, tal como as linhas simples e cores naturais mantendo a estética nórdica em alta.

MOBILIÁRIO SUSTENTÁVEL

Da mesma forma, os móveis feitos à mão, artesanalmente e com materiais reciclados e materiais eco, são uma tendência cada vez mais popular mas ganham formas e linhas mais depuradas e elegantes, provando a quem ainda tinha dúvidas que são eles o futuro.

MOSAICOS

Há quem diga que a maior tendência de design de interiores de 2019 é o mosaico. Utilizado originalmente em pavimentos, neste revival vemos mosaicos a ser utilizados em bancadas, mesas e todos os tipos de acessórios, como abajures. Até há padrões que simulam estes pequenos ladrilhos em papel de parede e até tapetes.

A IDADE DO OURO

O cobre já era. Agora é a vez do ouro, que pode ser visto em acabamentos em metais – como em torneiras, puxadores ou maçanetas dos armários –, mas também em detalhes e conjugado com outros materiais, como a madeira. Da mesma forma, tudo indica que a influência da Art Deco vai estar em destaque em 2019, inspirando peças de mobiliário, acessórios e até tecidos. Não é por acaso que as formas redondas e materiais como o veludo ou o mármore estão de volta.

FLOWER POWER

Flores, especialmente com grandes desenhos, ganham um lugar de destaque em papéis de parede ou têxteis, enchendo de vida e personalidade qualquer espaço da sua casa. Por sua vez, o tartan ou xadrez, que regressou em força ao mundo da moda, também chegou à decoração e pode ser usado em roupas de cama, almofadas, corredores de mesa ou papéis de parede. A par dos motivos florais é um dos padrões da moda deste ano.

TETOS DECORADOS

As imagens de pavimentos pintados são muito populares no Pinterest (e uma forma inteligente para evitar ter de remover os pisos antigos ou polir madeiras). Mas, e os tetos? Uma das tendências deste 2019, que não deixará ninguém indiferente, é precisamente dar “ao céu que nos protege” o destaque merecido, colocando-lhe cor, papel de parede, espelhos ou até molduras…  Alguém tem coragem?

COZINHAS COZY

Depois da onda minimalista dos últimos anos, as cozinhas de 2019 começam a parecer-se com outras divisões da sua casa, mais acolhedoras e confortáveis. Longe vão os dias em que era obrigatório forrar paredes com armários até ao teto. O que está a dar são prateleiras abertas e armários com vidros (ou despensas feitas à medida), para exibir flores, livros e outros objetos pessoais a par dos utensílios de cozinha.  Um tapete antigo e umas peças de cerâmica ou uma peça de arte também ficam sempre bem.

CORES OUSADAS OU TONS PASTEL?

Ambos. O rosa quarzto e o millennial pink têm estado em todas as páginas de revistas de decoração nos últimos dois anos, por isso de investiu nestas paletas não desespere e tente retocar tudo recorrendo aos tons blush, que, combinados com cinzentos, são uma tendência. As cores ousadas, padrões ricos e texturas, sem dúvida. O verde, uma cor sofisticada e provocante, dá aos espaços um certo refinamento e é um cenário fabuloso para construir ambientes onde reinam os materiais naturais e o regresso à Natureza.