Expelliarmus: a exposição de Harry Potter está em Lisboa Expelliarmus: a exposição de Harry Potter está em Lisboa

Expelliarmus: a exposição de Harry Potter está em Lisboa

min de leitura

Hogwarts mudou-se de armas e bagagens para Lisboa (parece que veio de vassoura), e já podemos entrar no mundo mágico de Harry Potter.


Publicado em 21-Nov-2019

Logo no início de Harry Potter: The Exhibition, o chapéu selecionador vai determinar a que casa se pertence: Gryffindor, Slytherin, Ravenclaw ou Hufflepuff — Gryffindor! Gryffindor!! Depois, é só apanhar o Expresso de Hogwarts e entramos na escola de feitiçaria mais famosa do mundo.

A viagem não é longa, porque a área da exposição também não é assim tão grande — ocupa sensivelmente os 1.500 metros quadrados debaixo da Pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, mas o espaço parece muito bem aproveitado. É por isso melhor ir com tempo (é esse o nosso conselho) para não perder pormenor dos muitos “mundos” aqui recriados na perfeição. Será difícil não ficar maravilhado com a sala comum de Gryffindor, com o dormitório ou com as salas de aula de Herbologia e Poções. Idem para a cabana do grandalhão Hagrid com a sua cadeira, na qual todos se podem sentar e tirar uma fotografia para mais tarde recordar. Aproveite, porque logo a seguir penetramos na sombria Floresta Proibida, onde não faltam o grifo Buckbeak, centauros e demais criaturas míticas.  

The Exhibition oferece igualmente uma série de momentos interativos, como por exemplo puxar a mandrágora na sala de Herbologia (vai reagir!) e inclusivamente atirar uma quaffle para ter uma ideia de como seria participar num jogo de quidditch (mas nada de vassouras voadoras, infelizmente). Existem sobretudo mais de 400 adereços de todos os filmes da saga, fundamentais para nos transportar para dentro deste mundo, incluindo os óculos do mais jovem Harry Potter, inúmeros uniformes e as mais variadas peças de guarda-roupa, como o vestido que Hermione Granger usou no baile de inverno. Temos o mapa Marauder, personagens como o Elfo Dobby, ou a aranha Aragog, mais um ovo de dragão particularmente agitado na cabana de Hagrid. As famosas vassouras Nimbus 2000 e 2001, com que Potter e Draco Malfoy competiram, e depois, claro, as varinhas — muitas e de toda a gente, bons e maus: Voldemort, Sirius Black, Bellatrix Lestrange, Severus Snape… etcoetera.

A exposição foi coproduzida pela Warner Bros e chega a Lisboa pela mão da Everything Is New, depois de ter dado quase a volta ao mundo desde que estreou, em 2009, em Chicago. Entretanto já passou por cidades como Nova Iorque, Toronto, Sydney, Singapura, Tóquio, Paris, Milão, e recentemente Madrid e Valência em Espanha. Ao todo terá sido vista por mais de 5 milhões de pessoas — e parece que esta será mesma a sua derradeira paragem, ou seja, a última oportunidade para ser vista. Felizmente não precisa de correr, porque a exposição estará patente até ao dia 8 de abril do próximo ano, tempo de sobra para ir e ainda repetir a experiência por mais algumas vezes. Como calcula não será o único, pois logo no fim de semana de estreia foram vendidos mais de 22 mil bilhetes, o que é um excelente augúrio para o sucesso.

Preço dos bilhetes: De segunda a sexta-feira, 16 euros (12 para crianças até aos 12 anos). Ao fim de semana, 19 euros (15 para os mais novos). Existem ainda bilhetes especiais para família por 38 e 44 euros durante a semana ou 45 e 52 euros ao fim de semana. Importante referir ainda que os bilhetes devem ser comprados online e que vão ter dia e hora marcados, das 10h00 às 18h00 com  intervalos de meia hora.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.