Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

SÁBADO por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

Powered by

Unibanco

Festival de Jazz de Lisboa arranca no São Luiz

Festival de Jazz de Lisboa arranca no São Luiz

O Festival de Jazz de Lisboa foi criado em parceria com o Hot Club e vai juntar músicos portugueses a estrelas internacionais, entre os dias 27 e 31 de março.


Publicado em 26-Mar-2019

O Teatro São Luiz comemora 125 anos, desde que foi inaugurado em 1894 pelo Rei D. Carlos e pela Rainha D. Amélia de Orleães. Entre uma programação de aniversário sobressai a criação deste novo Festival de Jazz de Lisboa, desenvolvido em parceria com o Hot Club de Portugal, e com uma programação que procura juntar músicos portugueses com estrangeiros, fazendo também a ponte com outros festivais de jazz espalhados pelo mundo. Para já, e nesta primeira edição que decorre entre os dias 27 e 31 de março, o grande destaque vai para a presença do norte-americano John Hollenbeck.

Baterista e percussionista, John Hollenbeck é um dos mais prolíficos artistas da atualidade, e um habitué nos Grammy, sobretudo com o seu John Hollenbeck Large Ensemble, com quem é regularmente nomeado para estes prémios que distinguem os melhores da música. Para Portugal Hollenbeck viaja sozinho, pois vem tocar com a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, logo no concerto de abertura – e seguramente com muitas surpresas no alinhamento.

A programação continua nos dias seguintes com o Sexteto Bernardo Moreira, a revisitar a música de Carlos Paredes, o acordeonista João Barradas com o saxofonista Mark Turner, Filipe Raposo, Coreto, Big Band Júnior com Inês Laginha, Jeff Williams e João Lencastre’s Communion. Todos os concertos têm lugar na Sala Luís Miguel Cintra, com exceção da orquestra juvenil, que se apresenta na Sala Bernardo Sassetti.

Sala Luis Miguel Cintra
Foto: Estelle Valente / Teatro São Luiz
Sala Luis Miguel Cintra Foto: Estelle Valente / Teatro São Luiz

Sala Luis Miguel Cintra Foto: Estelle Valente / Teatro São Luiz

Para o último dia do Festival de Jazz de Lisboa (31) está reservada uma surpresa de entrada livre: o baixista norte-americano Greg Cohen virá apresentar o resultado do trabalho que desenvolveu com uma série de jovens músicos locais, com quem esteve a ensaiar nos dias anteriores, durante a semana do Festival. Um concerto em jeito de Workshop Jazz Band, para terminar esta primeira edição em alegre festa.

A não perder por todos os amantes do jazz, simples interessados ou curiosos. A programação completa pode ser consultada no site do São Luiz, tal como o  preço dos bilhetes (entre os 7 e os 17 euros, com preços especiais para vários dias).