Fim de semana: cinco turismos rurais com lareira Fim de semana: cinco turismos rurais com lareira

Fim de semana: cinco turismos rurais com lareira

min de leitura

Durante os meses que se avizinham não deve haver nada melhor do que passar uns dias de descanso no campo, tendo por companhia um bom livro e uma lareira acesa.


Publicado em 28-Nov-2019

Imani Country House – Évora

A Imani é um dos melhores destinos de fim de semana que pode desejar. Para começar porque fica a apenas uma hora de Lisboa e a 15 minutos de Évora, depois porque esta country house está inserida numa propriedade de 11 hectares, repleta de pomares, oliveiras, cedros centenários, e vários jardins. Um cenário inesperado em plena planície alentejana e a dois passos do Cromeleque dos Almendres, um dos maiores monumentos megalíticos de toda a Europa. Com apenas cinco suites e dois quartos de áreas generosas e decorados individualmente com peças vintage, a Imani já recebeu inúmeros prémios e é destacada com frequência em várias publicações internacionais. E se é verdade que no verão ninguém resiste às duas piscinas, e às tardes passadas no alpendre, no inverno não há como bater o calor aconchegante das lareiras das suites acesas antes da sua chegada. O mesmo se pode dizer do salão principal, no qual são servidos o pequeno-almoço e o jantar, e onde pode jogar uma partida de snooker ou ficar a ouvir boa música enquanto bebe um copo de bom vinho alentejano.

A Imani é parceiro da Unibanco, por isso consulte aqui as vantagens especiais para clientes.

Luz Charming Houses – Fátima

Muito perto de Fátima, a Luz Charming Houses é um hotel de campo constituído por um conjunto de casas que reinterpretam a arquitetura tradicional da região dos séculos XIX e XX. Um jardim de árvores de fruto, carvalhos, oliveiras, azinheiras e outras espécies silvestres desta região esconde 15 quartos de diferentes tipologias, misturando um lado tradicional com uma arquitetura de interiores mais contemporânea. Além da possibilidade de usufruir das lareiras disponíveis em espaços comuns, sugerimos que opte por reservar uma das duas suites superiores ou a master suite, em que terá direito a uma lareira só para si. Com sala de estar e espaço de cozinha, têm capacidade para facilmente acolher uma família de quatro pessoas, podendo até abastecer-se na mercearia da casa recheada com produtos locais que nos deliciam com a frescura do cheiro da terra.

Casas do Côro – Marialva

As Casas do Côro transformaram Marialva, aldeia histórica situada na fronteira entre o Douro e a Beira Interior, num dos locais mais desejados de Portugal. Tudo porque há 20 anos Paulo e Carmen Romão tiveram a ideia visionária de recuperar uma série de casas de granito abandonadas e transformá-las num turismo de referência. São cerca de 30 quartos e suites, de decoração clássica e muito acolhedora, incluindo algumas casas independentes, um restaurante, um spa e um sem-número de atividades, oferecendo várias experiências na área do enoturismo, incluindo visita às Gravuras Rupestres e Quinta da Ervamoira, Museu do Sítio, e da Casa Ramos Pinto, com prova alargada de vinhos do Porto e almoço. O melhor de tudo é o aconchego que se sente em todos os espaços, principalmente nos quartos com direito a lareira. Garantimos que vale a viagem.

Rio do Prado – Lagoa de Óbidos

A sustentabilidade ambiental é o grande pilar do Rio do Prado, um hotel rural nos arredores de Óbidos que ganhou um lugar de destaque no turismo nacional. Com um restaurante – o  Maria Batata – com uma carta que tem na agricultura biológica a sua inspiração principal, oferece 20 quartos muito concorridos. Designados suite dreams, estão perfeitamente integrados na paisagem envolvente, com plantas a revestir as coberturas e portadas em paus de eucalipto reutilizados que filtram a luz solar e garantem a privacidade. Com interiores em open space, todos dispõem de lareira interior e exterior e uma banheira de relaxamento… podemos pedir mais?

Craveiral Farmhouse – São Teotónio

Para quem gosta de rumar a sul e ficar perto do mar, esta é a sugestão ideal. Com um conceito de alojamento único, o Craveiral é um hotel rural no litoral alentejano, em São Teotónio, oferecendo a combinação perfeita entre a beleza da natureza e o conforto da vida moderna. Cada uma das 38 casas – estúdios, T1, T2 e lofts, com cozinhas completamente equipadas – dispersas pela propriedade possui uma salamandra e uma atmosfera tão acolhedora que quase nos deixa sem vontade de voltar a sair à rua. O único problema é que estaríamos a perder uma boa e retemperadora caminhada ao ar livre, um mergulho na piscina interior aquecida, ou ainda uma tarde bem passada no grande salão, que a receção e o bar partilham com o restaurante onde existe uma grande lareira no centro, e vários sofás. Ficar aqui sentado à espera da hora do jantar é sempre uma boa ideia. Quase tão boa como as pizzas biológicas da Craveiral Pizzeria Com Vida In Bocca Al Lupo, que também é um projeto social, integrando na equipa três jovens adultos com défice cognitivo, residentes na região.