Mercados que estão na moda Mercados que estão na moda

Mercados que estão na moda

min de leitura

Está quase a chegar mais uma edição do Hype Market, em Alvalade, um dos grandes mercados de roupa, acessórios e decoração que marcam presença em Lisboa – e também uma nova forma de fazer compras.


Publicado em 21-Set-2018

A Feira da Ladra, uma das mais antigas e típicas feiras lisboetas, está bem e recomenda-se. O ritual mantém-se intacto há vários anos. Todas as terças e sábados, das 9h às 18h, o Campo de Santa Clara, junto à Igreja de São Vicente de Fora, enche-se de bancas de venda de velharias, roupa em segunda mão, artesanato e muitos verdadeiros achados. Mas esta feira há muito que deixou de ser a única em Lisboa. O número de mercados de roupa, acessórios e decoração é cada vez maior e diversificado, graças aos produtos originais e preços competitivos que oferecem.

Em 2012, o espaço Lx Factory, em Alcântara, deu início a uma nova tradição: o Lx Market, um mercado de roupa, bijuteria, joias, peças inéditas, únicas, hand made, vintage ou em segunda mão, que se realiza todos os domingos, das 11h às 20h. Entre vendedores, clientes regulares e turistas de passagem, passar por este mercado tornou-se um novo ritual na cidade, com a possibilidade de começar o dia com um tradicional brunch de domingo num dos cafés aqui instalados.

O Hype Market está de regresso

Com uma história mais recente, o Hype Market nasceu há três anos com a ideia de dar a conhecer aos lisboetas o trabalho de artesãos e designers e também de novas marcas nacionais. Da roupa à bijutaria, dos sapatos à cosmética, da comida gourmet à decoração, neste mercado vai poder encontrar peças originais para toda a família. Inicialmente no Arco do Cego, o Hype Market mudou-se para Alvalade no ano passado – para o piso 1 do GoPark na Avenida da Igreja, nº 37 E, mesmo em frente ao Centro Comercial de Alvalade – e a próxima edição realiza-se já a 29 de setembro, repetindo-se todos os meses.

São mais de 50 expositores de pequenos produtores e empreendedores nacionais em áreas da moda, acessórios, arte, design, artesanato, decoração, gastronomia, etc. – contando com a presença de pequenas marcas como Pakkika, Rolanda Alves Jewels & Gems ou Joana Arnauth. Se for espreitando a página de Facebook oficial, vai poder saber quais as marcas já confirmadas. E também há um espaço infantil onde as crianças e os pais podem descontrair entre as suas compras.

Dos Anjos ao Palacete

Popular entre o público mais jovem pelos preços acessíveis, a Feira das Almas, um mercado nos Anjos que conjugava a apresentação do trabalho de novos designers com a venda de artigos vintage e usados com a organização de exposições e performances, tem agora um novo nome e morada. Chama-se Mercado do Nervo ou Art & Flea Market do Anjos70. Este mercado alternativo acontece no primeiro fim de semana de cada mês, no número 70 do Regueirão dos Anjos, salvo os meses de agosto e janeiro em que tem edições especiais de saldos. São mais de 100 bancas de roupa, acessórios, joalharia, artesanato, ilustração, arte e design, e ainda uma área de restauração com bancas de comida e food trucks. Com a vantagem que este espaço, além da feira, também recebe oficinas (de cerâmica ou costura), aulas de ioga e tai chi, ciclos de cinema, festas e concertos.

Outra boa alternativa é o Mercado no Palacete, um mercado mensal de moda e acessórios realizado num palacete construído em 1878, bem no coração de Lisboa, na Rua Gomes Freire 98, entre o Saldanha e o Campo Mártires da Pátria (e com direito a estacionamento gratuito). A próxima edição realiza-se a 13 de outubro (sábado) e conta com a participação de marcas originais de roupa e acessórios para senhora, homem e criança, como é o caso da Joana Tomaz Acessórios, da Maison d’Amélie ou Áras by Inês Oliveira. Boas compras!

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.