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SÁBADO por C-Studio

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Moda infantil made in Portugal

Moda infantil made in Portugal

Com o regresso a casa, ao trabalho e à escola, também chega a hora de renovar o guarda-roupa de toda a família, principalmente dos mais novos, sempre a crescer. Num elogio ao que é nacional, estas são marcas que não pode perder de vista na próxima estação…

As marcas de moda portuguesa para criança multiplicam-se e ganham cada vez mais presença nas redes sociais. Da mais antiga e tradicional Laranjinha à muito em voga Knot, passando pela NaturaPura, a primeira empresa têxtil portuguesa certificada com o rótulo ecológico europeu.

A verdade é que há muitas mais marcas a surgir no mercado nacional – e sobretudo internacional. Guiadas pela originalidade, o handmade e pelo recurso a tons e materiais naturais e orgânicos, são uma excelente opção para quem prefere um design menos comercial e massificado. Aqui ficam alguns dos nomes que vale a pena conhecer.


Knot – just for kids?

“O nome Knot (nó, laço, em português) simboliza o conceito de família e a importância dos laços familiares, enquanto fonte de segurança, e ganha um duplo sentido quando se verbaliza, pois materializa uma marca que não é apenas para crianças, mas que se assume, antes, como uma marca para toda a família, com inspiração no universo da simplicidade, da curiosidade e da alegria dos mais pequenos.” É assim que esta marca criada, em 2008, por Carla Caetano se apresenta. Hoje com lojas em todo o País (um total de 43 pontos de venda, entre lojas próprias e presença em lojas multimarca), a Knot é um fenómeno de sucesso. As suas coleções, que vão dos 0 aos 12 anos, partem sempre de uma história que depois conduz todas as cores, texturas, padrões e design das diferentes peças. E se já está a perguntar-se qual o tema para este outono/inverno 2018, então saiba que nos leva por uma viagem ao norte da Europa, por um imaginário mágico coberto por neve e povoado por exploradores vikings, onde os animais e as forças da natureza ocupam um lugar especial…


Play Up

Fundada por uma família portuguesa com longa tradição no setor têxtil, a Play Up Store é uma loja online especializada em roupa de bebé e criança. Acompanhando as últimas tendências de moda infantil e com produção 100% nacional, a Play Up tem roupas para crianças dos três meses aos 14 anos. Todas as coleções são desenhadas e fabricadas tendo como preocupação fundamental o bem-estar e a liberdade de movimentos das crianças, utilizando quase exclusivamente fibras orgânicas e com o objetivo de caminhar para uma composição 100% orgânica.


Wolf & Rita

Criada pelas irmãs Sónia e Cláudia Rocha, a Wolf & Rita estreou-se com a coleção outono-inverno 2013/2014, produzida pela empresa da família que, até então, estava inteiramente dedicada à produção de camisas. Abraçando o uso de técnicas antigas, mantém a estrutura familiar e uma equipa que trabalha para a empresa há mais de três décadas, transmitindo os seus valiosos conhecimentos a uma nova geração e apoiando a comunidade local (Mesão Frio). Depois do sucesso alcançado no mercado asiático (Japão, China e Coreia do Sul), a Wolf & Rita começa agora a ser reconhecida na Europa. A coleção deste outono/inverno inspira-se nas tradições e folclore português.


Carlota Barnabe 

Criada em 2013 pela dupla Sónia Sancho e Inês Ataíde, a Carlota Barnabe começou como marca de fraldas 100% musselina de algodão, tecido tradicional que começaram a utilizar para produzir coleções de roupa de cores vibrantes para bebés e crianças até aos 10 anos. Totalmente desenhada e produzida em Portugal, é vendida online e em lojas nos EUA, Reino Unido, Espanha, França e Japão, contando com referências em editoriais de revistas como a Vogue Bambini (Itália), Vogue Niños (Espanha), Papier Mache (Austrália) ou Nido magazine (Alemanha). A coleção para este outono/inverno tem um look retro, inspirado nos anos 1970, com a musselina, o tecido ex-líbris da marca, a combinar com veludo e peças em denim.


Piupiuchick

Originária do Porto, a marca foi criada em 2012 por Mariana Pimentel, pela sua irmã Inês e uma amiga comum, Marta Machado Moreira. Com um conceito “fun and trendy”, teve sucesso imediato no Facebook e desde então não pára de crescer. Vende online, mas tem uma loja própria na Foz – que vale muito a pena visitar – e está presente em lojas multimarca em países como Austrália, Áustria, Bélgica, Espanha, Itália, França, Hong Kong (China), Holanda, EUA e Inglaterra. A oferta da marca nacional centra-se na roupa de bebé e crianças dos 0 aos 10 anos, mas complementa-se com acessórios e peças de decoração. Ah… e Piupiuchick é uma palavra inventada, para refletir uma marca de moda infantil, divertida e com qualidade, que surgisse logo em primeiro lugar numa pesquisa no Google!


Pecegueiro & Filhos

Pedro Noronha-Feio e Sara Lamúria, fundadores desta empresa familiar, têm três filhos nos quais se inspiraram e para quem desenham: Joana, José Maria e Sancha. Quanto ao nome, é uma homenagem ao avô António Pecegueiro, cuja vida foi generosamente dedicada à sua família. Com duas lojas em Lisboa – na Lapa e em Campo de Ourique –, a Pecegueiro & F.os utiliza materiais de origem nacional, e segue uma filosofia de produção sustentável, desenhando roupa intemporal e divertida que transporta as nossas memórias de infância.


Grace Baby & Child

O nascimento da primeira filha de Ana Peixoto Almeida serviu de inspiração para a criação desta marca de roupa romântica para recém-nascidos e crianças até aos 10 anos. Todas as peças são desenhadas em Portugal e produzidas em pequenas quantidades por uma equipa de parceiros cuidadosamente selecionados e localizados perto de Braga. Com uma extraordinária atenção aos detalhes, a nova coleção outono/inverno é algo bucólica, inspirada numa casa de família dos anos 1930, combinando veludo, bombazine e outros materiais nobres com as texturas românticas do plumeti e da gaze de algodão, apostando em cores mais escuras, mas românticas, e nos bordados à mão, cordões de tricot, pompons e folhos.


Moleke

Da necessidade de encontrar um calçado maleável e confortável para os primeiros passos dos bebés, nasceu a moleke, uma marca artesanal de moccasins em pele de alta qualidade. De conceção 100% nacional, os moleke têm uma estrutura confortável e são feitos em couro respirável de elevada qualidade, estando disponíveis em várias cores e desenhos, incluindo modelos para senhora. Vendem-se online e em algumas lojas selecionadas

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Um-Do-Li-Todos!

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Piupia

O endereço “UK” do site parece anunciar que esta é uma marca inglesa. E, de facto, as coleções da Piupia são desenhadas em Londres. Mas a verdade é que a sua fundadora e diretora criativa – Cláudia Carvalho – é portuguesa e que cada peça minúscula é produzida de forma sustentável e ética em Portugal. Pensada para crianças de três meses aos seis anos, a Piupia tem cores suaves, estampas lúdicas ilustradas e formas simples, marcando presença um pouco por todo o mundo. Em lojas e em revistas de moda infantil.


One of Us

Marca sustentável de roupa dos seis meses aos seis anos, em algodão 100% orgânico, a One of Us é uma marca que acredita poder ajudar a fazer a diferença na transformação de mentalidades e hábitos em prol do bem-estar coletivo (por exemplo, quem tiver roupa que já não usa pode doá-la à instituição Crescer Ser e recebe um desconto de 10% para utilizar na One of Us). As suas coleções são feitas à mão com materiais biológicos e reciclados, utilizando tintas ecológicas e botões de cânhamo ou madeira.


CherryPapaya

Dedicada a crianças dos três meses aos 11 anos, a CherryPapaya utiliza materiais confortáveis – os bodies para bebés são feitos em algodão orgânico e as felpas e os jerseys são também biológicos –, que conta histórias através das suas coleções. Os estampados são sempre divertidos e alusivos à temática da estação, que na última coleção era alusiva ao mar, aos marinheiros e aos exploradores das profundezas como Jacques Cousteau.


Laranjinha

É uma das marcas made in Portugal mais antigas e uma referência no mercado, com uma coleção para bebés, dos 0 aos 36 meses e outra para crianças, dos 2 aos 8 anos. As roupas têm um estilo clássico, com materiais de qualidade, dando prioridade à suavidade dos tecidos que estão em contacto com a pele (daí a escolha do algodão na produção da maioria das peças). Foi pioneira no lançamento de peças com características têxteis únicas: são disso exemplo as roupas de bebé sem costuras ou os interiores fabricados com fibra de bambu. Para esta estação, destacam-se combinações de xadrez e estampados em tons terra com motivos outonais, como folhas, esquilos e cogumelos. Também existe uma linha premium para ocasiões especiais, como o Natal. Em Portugal, a Laranjinha tem quatro lojas próprias: Foz; NorteShopping; Viseu e C.C. Colombo; corners no El Corte Inglés de Gaia e Lisboa, e está presente em cerca de 100 lojas multimarca espalhadas por todo o País.

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