Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Novas <em>guesthouses</em> para umas férias de sonho em Portugal Novas <em>guesthouses</em> para umas férias de sonho em Portugal

Novas guesthouses para umas férias de sonho em Portugal

Novas guesthouses para umas férias de sonho em Portugal

No campo, na praia ou na cidade, fazer férias cá dentro faz cada vez mais sentido, até porque o país está cheio de guesthouses e casas de campo surpreendentes.


Publicado em 19-Jul-2019

Cabeço da Cabra

A 6 quilómetros de Porto Covo, uma velha escola primária do Estado Novo abandonada transformou-se num pequeno turismo rural cheio de charme. Com apenas três suítes (que ocupam o espaço das antigas salas de aula), esta guesthouse (na localidade de Cabeço da Cabra) resulta da dedicação de Maria Santos, que trocou a engenharia civil em Lisboa por uma nova vida que lhe permite andar descalça na relva, cuidar da horta (que abastece a casa) e ir fazer surf sempre que lhe apetece. O pequeno-almoço é servido numa cozinha ensolarada, mas as suites também possuem uma pequena kitchenette que dá aos hóspedes uma certa independência. Há bicicletas que pode usar sem custo extra para ir até à praia ou para explorar a Costa Vicentina. De resto, os jantares “em família” sob o céu estrelado e uma vida sem pressas são uma das boas lições desta escola.
Cabeço de Cabra
Lugar da Cabeça da Cabra, Porto Covo
Email: acabecadacabra@gmail.com


Pátio do Meco

No centro da Aldeia do Meco, esta antiga casa de família em ruínas com um pátio interior, uma adega e antigos galinheiros foi totalmente recuperada e reconvertida numa moderna guesthouse. E se o traço contemporâneo do projeto (assinado pelo arquiteto Fábio Ferreira Neves) está bem visível na estrutura modular dos quartos, nas traves de betão por cima da mesa de jantar, na moderna lareira ou mesmo na decoração, também é verdade que não esquece o passado – veja-se os alpendres cobertos por canas ou a piscina redonda no pátio interior, a lembrar os antigos poços… Com quatro quartos, sala de estar, televisão e uma cozinha totalmente equipada, o Pátio do Meco tem capacidade para oito pessoas e apenas pode ser alugado em exclusivo.
Pátio do Meco
Rua do Comércio, 33, Aldeia do Meco
T +351 924 447 377/ M +351 924 447 377


      Farmhouse of the Palms

      O casal belga, Frank e Véronique Persyn, andava à procura de um espaço para abrir um negócio e mudar de vida quando encontrou esta antiga quinta algarvia na colina do Cerro do Botelho, em São Brás de Alportel, “terra de bons ares”. Foi amor à primeira vista. A antiga “fazenda” tinha uma herança de mais de 200 anos de história que merecia ser preservada. As várias casas de linhas curvas, tijolo burro, tetos abobadados e chaminés algarvias depressa deram lugar a um Bed & Breakfast muito especial. Sempre com áreas generosas e terraços privados, cada um dos cinco quartos disponíveis tem a sua própria personalidade, numa conjugação de branco, madeira e pedra natural para transmitir uma sensação de tranquilidade, que aqui é fácil de encontrar. Além do jardim magnífico, de que fazem parte várias figueiras, alfarrobeiras, medronheiros e amendoeiras, existe uma grande piscina ao ar livre feita de mosaico preto, com vista sobre o vale, onde sabe bem ficar o dia todo. Em alternativa, Faro, Loulé ou Tavira convidam a um passeio – espreitando a Rota da Cortiça de São Brás – e a preguiçosos dias de praia.
      Farmhouse of the Palms
      Cerro do Botelho, 8150-027 São Brás de Alportel
      Tel. +351 964 478 157


      Azul Singular

      Na ilha do Faial, nos Açores, o Azul Singular é um “hotel” original. Na verdade, é o primeiro parque de glamping dos Açores e a escolha certa para quem pretende fazer férias na Natureza, com motivações ecológicas, mas sem abdicar de um grande conforto. Em vez de quartos ou tendas tradicionais, o alojamento aqui faz-se em yurts ou em originais “Ata-Desata” (para duas ou quatro pessoas), tendas híbridas pensadas e construídas de raiz para este projeto. A madeira e o têxtil foram as matérias primas privilegiadas, entrelaçadas com equilíbrio, dando forma a vastas janelas e paredes que podem ser abertas com o simples correr de um fecho, permitindo uma maior aproximação à natureza e ao chilrear dos muitos melros, pardais, piscos ou milhafres que vivem nesta plantação tropical…
      Azul Singular
      Rua da Granja, 61, 9900-361 Feteira HRT, Faial – Açores
      Tel. +351 960 069 890/ 292 945 095


          Rosa et Al Townhouse

          No chamado “bairro das artes” do Porto, o Rosa et Al Townhouse fica entre o Palácio de Cristal e a Rua de Cedofeita, cercado por galerias de arte, estúdios de artistas e concept stores. Um antigo prédio de família convertido em guesthouse com apenas seis elegantes e espaçosas e exclusivas suites – três viradas para a rua e outras três para o jardim –, de inspiração retro-vintage, com piso de madeira, iluminação aconchegante, materiais naturais de luxo e banheiras com pés. Aclamado cá dentro e fora de portas, o projeto dos irmãos Patrícia e Emanuel de Sousa tem vindo a crescer. Há cerca de três anos, foi inaugurada uma sétima suite – na verdade um muito moderno loft de 60 m2 – na Rua do Rosário, perto da Praça da Batalha, no centro histórico da Invicta, património da UNESCO. E há cerca de dois anos abriram a concept store e plataforma artística Earlymade que junta três conceitos num só: loja de roupa, atelier têxtil, artes performativas e vídeo com o objetivo de promover os produtos portugueses. Por último, destaque especial para os pequenos-almoços e para o brunch de fim-de-semana, um verdadeiro sucesso…
          Rosa et Al Townhouse
          Rua do Rosário 233, Cedofeita, 4050-524 Porto
          Tel. +351 916 000 081