Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Novas tecnologias para 2020 Novas tecnologias para 2020

Novas tecnologias para 2020

Novas tecnologias para 2020

As 5 tendências mais importantes para 2020, e os gadgets que não vai querer perder!


Publicado em 27-Dez-2019

Smartphones dobráveis

Começaram a ser falados ainda em 2019 — O Samsung Galaxy Fold chegou no final do ano, mas em quantidades muito reduzidas — e parece que 2020 ficará marcado pelos primeiros telemóveis dobráveis no mercado. Trata-se de um sonho antigo, conseguir apresentar um ecrã gigante num telemóvel de tamanho “normal”, que caiba no bolso, por isso espera-se que muitas mais marcas se juntem no segmento. Assim, o Galaxy Fold deverá dividir as atenções com outro Galaxy Fold, o 2 (ou será Galaxy S11 Fold ou Galaxy F2?) – ainda não se sabe bem qual será a nomenclatura, mas sabe-se que terá um preço mais em conta.

Entre a concorrência Huawei e Motorola estão na linha da frente. No caso da gigante chinesa com a chegada do Mate X Fold ao mercado ocidental (assim que consiga resolver os problemas que a impedem de utilizar os produtos da Google), e no caso da Motorola com o Razr, que recupera o nome de um sucesso antigo e promete ser mais um êxito. Mais surpreendentemente, podemos esperar também a chegada de um Windows Duo, um smartphone dobrável da Microsoft, mas que não vai correr Windows (nem Windows Phone) mas sim Android. Leram bem, um gadget da Microsoft que não corre um sistema operativo da Microsoft…

As novas consolas

Já passaram quase sete anos desde que a Sony e a Microsoft apresentaram a PS4 e a Xbox 0ne. E sete anos é uma eternidade em tecnologia. 2020 será, portanto, o ano que ambas as consolas serão rendidas. Por enquanto ignoramos qual a aparência da PS5, mas sabe-se que terá uma drive Blu-ray de 4K e suporte para vídeo em 8K, neste caso tal e qual como a X Box Series X (será esse o nome), que deverá ainda apresentar um processador quatro vezes mais rápido do que a atual geração. Ao contrário da Sony, a Microsoft já divulgou o design da sua consola, que se parece com uma torre negra, o que gerou logo vários comentários nas redes sociais – 2020 promete fazer renascer a guerra das consolas e da velha discussão de qual será a melhor…

Novas tecnologias para 2020 | Unibanco
X Box Series X

X Box Series X

Vai chegar o 5G

O 5G está aí e promete todo um novo mundo de novas possibilidades, graças a velocidades de transferência em rede móvel nunca vistas. Os automóveis autónomos ou conectados são apenas dois dos exemplos mais falados da Internet das Coisas, e com o 5G toda a nossa vida estará conectada…mais cedo ou mais tarde.  Claro que ainda ninguém montou uma rede de 5G funcional, apenas alguns hotspots, como na cidade de Matosinhos, em Portugal. Esse cenário vai começar a mudar em 2020, assim o prevê a União Europeia e, no nosso país, a ANACOM deverá leiloar licenças a partir de abril. Os tarifários de operadoras como a Nos e a Vodafone, com tráfegos de dados ilimitados, já parecem prever esta mudança e, aos poucos, deverão também começar a surgir cada vez mais equipamentos que suportem este standard. Até agora são muito poucos, mas supostamente os próximos equipamentos de topo das marcas mais conhecidas já o irão suportar – quando isso acontecer poderemos começar a aproveitar velocidades de internet 10X superiores.   

Novas tecnologias para 2020 | Unibanco

Google em português

Lá fora, os assistentes pessoais e as colunas inteligentes foram a grande sensação de 2019. Nem tanto em Portugal, porque nenhum dos dois assistentes mais conhecidos — Google e Alexa — suportam a língua de Camões. No final deste ano lá chegou a notícia de que o Google já interagia em português, mas apenas no smartphone, e continuava a não existir suporte para os produtos Home. Uma lacuna que será certamente preenchida no decorrer deste ano, para que possamos ter conversas com as nossas colunas, como metade do mundo anda a fazer.  Seja para perguntar o tempo, ou pedir para desligar as luzes.

Novas tecnologias para 2020 | Unibanco
Google Home Mini Nest

Google Home Mini Nest

Wearables

Relógios e pulseiras, mas também óculos, anéis ou até casacos… Em 2020 vão surgir cada vez mais gadgets para usar — e os que existem vão ficando cada vez mais baratos, como é o caso do smartwatch da Apple. Mas uma das categorias com maior crescimento serão os auscultadores totalmente wireless, com Apple e Samsung a liderarem uma matilha de outras gigantes, como a Amazon, Google, Microsoft ou Huawei, para além das marcas especialistas, como a Sennheiser ou a Bose, embora estas no segmento mais elevado.

Novas tecnologias para 2020 | Unibanco
Sennheiser Momentum

Sennheiser Momentum