Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

SÁBADO por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

Powered by

Unibanco

O melhor telemóvel do ano

O melhor telemóvel do ano

Afirmar “o melhor telemóvel do ano” em tecnologia é tarefa arriscada, especialmente na inovadora categoria dos smartphones, na qual tudo pode mudar a qualquer momento. Mas estes Huawei P20 e Samsung S9 são tão bons que não corremos grandes riscos…

A aposta da marca que já foi de Steve Jobs foi toda para o iPhone X, leia-se 10, para celebrar uma década de vida do único telemóvel que teve real impacto no mundo. Mas o X já foi lançado em outubro passado e desde então muita água correu por baixo da ponte, nomeadamente naquela que liga a Coreia à China, com o lançamento da versão topo do gama dos Galaxy da Samsung e da série P da Huawei.

Naturalmente, os adeptos da Apple vão sempre dizer que o X continua a ser o mais bonito e o melhor telemóvel do mercado, embora uma análise mais fria aos números nos diga que isso não é assim, nem no tempo de vida útil da bateria, nem na rapidez do processador, nem na qualidade da câmara. Parece que as vendas também estão um pouco aquém do esperado, o que já levou a uma queda na cotação bolsista da “maçã”. Sobram, pois, a Samsung com os S9 e S9+ e a Huawei com o P20 e P20 Plus.

Qualquer um dos modelos tem os seus pontos mais e menos fortes, mas nenhum fraco, o que é importante. Veja-se o caso da câmara do Huawei P20 “normal”, tecnicamente a mais fraca de todas aqui presentes, mas, na realidade, com tanta qualidade que não é fácil perceber qual é qual. A parceria com a Leica continua a dar bons frutos e no caso do P20 Plus levou mesmo à apresentação do primeiro telemóvel do mundo com três lentes/câmaras traseiras que, de alguma forma, se conjugam na perfeição para tirar fotografias excelentes. Possivelmente as melhores de qualquer telemóvel.

Huawei P20: câmara tripla, bateria de longa duração, cores únicas.

Huawei P20: câmara tripla, bateria de longa duração, cores únicas.

Os Samsung batem-se à altura, incluindo uma alteração focal dupla para se adaptar a condições de pouca luz, ou apresentando um modo de vídeo supercâmara lenta para criar filmes muito criativos.

Visualmente, o Samsung S9 não apresenta grandes diferenças para o S8 anterior, sendo que o ecrã infinito na parte frontal é dos designs mais bem conseguidos em qualquer telemóvel. Já o P20 parece-se mais a um iPhone X, culpa da “monocelha” frontal. Semelhança depois quebrada do outro lado, em que a configuração das três câmaras na vertical lhe confere um ar absolutamente característico. É também o único telemóvel a apresentar uma graduação cromática de dois tons na versão Twilight.

Samsung S9: ecrã infinito, qualidade de som, emojis da Disney

Samsung S9: ecrã infinito, qualidade de som, emojis da Disney