Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

SÁBADO por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

Powered by

Unibanco

Onde comprar produtos biológicos em Lisboa?

Onde comprar produtos biológicos em Lisboa?

Para quem decidiu mudar de hábitos alimentares, esta lista de mercados, mercearias e supermercados onde só entram produtos biológicos pode ser uma ajuda preciosa.

Comer biológico tem vantagens que não passam apenas por ter uma alimentação mais saudável. Conceitos como a ecologia e a sustentabilidade também contam, e muito. Por isso, se entre as suas preocupações (e decisões) para este ano estão o respeito pelo meio ambiente e a escolha de produtos provenientes do comércio justo, anote as moradas que se seguem, pois podem passar a fazer parte do seu dia a dia.


Miosótis

Pioneiro, o Miosótis foi o primeiro supermercado 100% biológico de Lisboa, mantendo-se dez anos depois na lista dos melhores, com mais variedade e maior área comercial dedicada aos alimentos biológicos, à cosmética natural, às plantas e substratos bio, aos detergentes sem agentes químicos agressivos – que agora também vende a granel, uma novidade – e às utilidades do lar feitas com materiais sustentáveis. Trabalha em grande proximidade com centenas de produtores a nível nacional, muitos em exclusivo, o valorizando a produção agrícola bio portuguesa, as variedades e espécies animais autóctones, algumas das quais têm vindo a ser recuperadas, bem como a pesca sustentável. Também organiza com regularidade workshops de temas como a cozinha macrobiótica ou cosmética natural.

Rua Latino Coelho, 89
Telefones: 211369849 / 213147841
De segunda a sábado, entre as 9h00 e as 21h00. Restaurante das 12h30 às 15h00. Cafetaria das 9h00 às 20h00.


Maria Granel

Em Alvalade, um dos bairros mais tradicionais e familiares de Lisboa, a Maria Granel foi a primeira loja em Portugal a aderir ao movimento “Desperdício Zero” (“zero waste store”), vendendo exclusivamente a granel (produtos biológicos e certificados, como azeitonas, pão, feijão, arroz, chás, especiarias, cereais de pequeno-almoço…) e eliminando qualquer tipo de embalagem de plástico. Os produtos são apresentados em dispensadores individuais, com doseadores, de que as pessoas se podem servir diretamente (em recipientes que trazem de casa ou nos sacos de pano e frascos vendidos em loja). Um conceito que recupera o imaginário das antigas mercearias de bairro, onde o atendimento é sempre personalizado e cujo sucesso foi tal que, em apenas três anos, já transformou a Maria Granel num dos clássicos do bairro. Entretanto, também foi inaugurada uma segunda loja em Campo de Ourique, com um piso dedicado à casa, e venda de acessórios, detergentes e produtos de beleza a granel, sempre com uma pegada de carbono o mais reduzida possível. Depois, além de uma agenda muito completa de cursos e palestras sobre temáticas como o “lixo zero” ou cozinha saudável, uma das novidades mais recentes é o lançamento de um serviço de transformação de despensas.

Rua José Duro, 22B. Tel. 21 135 1896
De segunda a sábado, das 10h às 19h.


AmorBio

Com uma seleção de mais de 3000 produtos 100% bio, livres de pesticidas, este supermercado (com duas lojas em Lisboa) tem como objetivo que um número cada vez maior de pessoas possa consumir biológico, ao melhor preço. Por isso mesmo, no AmorBio encontra tudo o que poderá encontrar num supermercado convencional, mas em versão bio, das mercearias secas aos iogurtes e leite, passando pela carne, detergentes, produtos de cosmética ou para criança. 

Praça Alvalade 9 ou Rua Prof. Reinaldo dos Santos, 11A
Tel. 211 541 400
Segunda a sábado das 9h30 às 20h30. Domingo das 10h às 18h00.



Mercados Agrobio

Promovidos pela Agrobio, estes mercados que visam facilitar o acesso aos produtos de agricultura biológica, assim como incentivar a produção e o consumo locais de produtos frescos e da época (na grande maioria hortofrutícolas), realizam-se um pouco por todo o País. Em Lisboa, acontecem sempre ao sábado, no Campo Pequeno, no Parque das Nações (junto à Torre Vasco da Gama e um segundo na Alameda dos Oceanos), no Jardim Botto Machado (junto à Feira da Ladra), no Jardim de Algés e no Lumiar (que inclui uma mercearia orgânica da Miosótis, com venda a granel, leguminosas, vinhos, azeites, carne biológica, mel, leites vegetais e animais).

Aos sábados, entre as 9h00 e as 14h00. O Mercado do Lumiar + Bio, na Alameda das Linhas de Torres, funciona de terça a sábado, das 9h às 20h.



      Granel & Co.

      Na Granel & Co. também se vende tudo a granel, cereais, granolas, grão, feijão, farinhas, chá, arroz, massas, sal ou bolachas. Os fregueses são incentivados a trazer os recipientes de casa e só pagam o que levam, é claro. Depois, além dos produtos a granel, também pode comprar pão artesanal da Gleba, a padaria artesanal de Alcântara, e ainda assistir a sessões de showcooking, ou ficar a conhecer marcas portuguesas pioneiras como é o caso da EcoX, cujos detergentes ecológicos são produzidos a partir de óleo alimentar reciclado (uma fórmula revolucionária que permite a degradação natural de 60% dos seus componentes em menos de 24h e os restantes 40% em poucos dias após a utilização).

      Rua Nova da Piedade (São Bento), 47
      Tel. 213 900 391
      Segunda a sexta, das 9h00 às 19h00. Sábado, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 17h00. Encerra ao domingo.



      Bébe Gourmet

      Esta empresa promete literalmente salvar a vida daqueles pais que andavam a sentir o peso na consciência por não conseguirem garantir aos seus filhos mais novos refeições preparadas exclusivamente com ingredientes biológicos. Com um menu semanal elaborado por uma especialista em nutrição infantil, a Bebé Gourmet oferece produtos caseiros (purés, sopas, pratos principais e sobremesas) para crianças entre os 5 meses e os 4 anos, confecionados com ingredientes biológicos, garantindo sustentabilidade e conveniência.

      Rua Fernando Namora, nº45 C (Telheiras)
      Tel. 217 276 023
      Segunda a sexta, das 12h00 às 20h00. Sábado, das 10h00 às 14h00.


      Biomercado

      Além de supermercado (com fruta e legumes frescos diretamente do produtor, peixe pescado à linha de Sesimbra, carne portuguesa biológica, produtos para bebés, cosmética biológica e detergentes), o Biomercado possui a maior garrafeira biológica do País: tem mais de 80 rótulos, quase todos portugueses. Também tem pão quente todos os dias e um restaurante 100% bio, que serve pequenos-almoços, almoços e lanches, frango assado para takeaway, brunches ao fim de semana e tem muitas opções vegetarianas.

      Avenida Duque de Ávila, 141 B
      Tel. 212421505 / 967 858 091
      Segunda a sábado, das 9h00 às 20h00. Domingo, das 10h00 às 20h00.

          Celeiro

          Se há nome que todos conhecemos quando se trata de produtos biológicos é o Celeiro, um clássico com quatro décadas de existência que levou o conceito de alimentação saudável e natural a todo o País. Além de áreas de alimentação e cosmética, incluem uma vasta seleção de suplementos alimentares. Com uma dúzia de lojas em Lisboa (na rua e em centros comerciais), destaque especial para a possibilidade de, em alguns destes espaços, participar em workshops, fazer consultas de avaliação alimentar e testes de intolerância alimentar e ainda para os espaços de restauração e serviço de takeaway.

          Ver informação sobre espaços e horários aqui.