Praia made in Portugal Praia made in Portugal

Praia made in Portugal

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Longe vão os tempos em que os biquínis brasileiros eram os mais desejados. Hoje, nomes como Cantê, Latitid ou Papua fazem parte do imaginário de todas as mulheres. As marcas portuguesas de beachwear vieram para ficar e todos os anos surgem boas novidades… mesmo para homem!


Publicado em 10-Jul-2018

O ponto de partida para o nascimento das primeiras marcas portuguesas de roupa de praia foi quase sempre o mesmo: uma viagem a um destino paradisíaco – do Brasil a Bali – serviu de inspiração para que jovens empreendedores começassem a desenhar colecções de biquínis e fatos-de-banho com cortes, padrões e modelos originais, 100% confeccionados em Portugal.

O que parecia uma aventura inconsequente rapidamente se transformou numa moda viral. Posicionando-se como marcas de lifestyle, e investindo em campanhas quase sempre associadas ao tal imaginário do mundo das viagens, estes novos nomes da moda nacional conseguem vender muito mais do que biquínis. Vendem um estilo de vida que faz sonhar e com o qual o público mais jovem se identifica. As marcas mais antigas – como a Cantê ou a Latitid –, com meia dúzia de anos de vida, transformaram-se em negócios de sucesso, esgotando colecções e abrindo lojas próprias em locais nobres de Lisboa e Porto. Mas há mais, muitas mais. Com ou sem folhos, padrões floridos, ou cortes mais sofisticados e discretos, há modelos para todos os gostos e novas surpresas a cada estação. Espreite aqui as novidades.


Cantê

Criada por Mariana Delgado e Rita Soares, a Cantê é um fenómeno de sucesso em Portugal. Os motivos florais, os folhos, os detalhes, os cortes assimétricos e a mistura de padrões fazem parte da sua estética, inconfundível.

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    Who am I today? é o nome da colecção SS18 da Cantê, que continua fiel às origens com a aposta em biquínis e fatos-de-banho com estampas de flores e folhas, alegres ou mais discretos, e alguns padrões geométricos.

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    Terracota, verde-seco, rosa-velho e cinzento são as cores predominantes desta nova colecção, cuja campanha foi fotografada nas Maldivas.

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    As estampas da marca também chegaram este ano a uma série de acessórios: camisas, lenços, bolsas e toalhas de praia a condizer com os padrões dos biquínis e fatos-de-banho, dizendo-nos que é possível ser-se Cantê quase da cabeça aos pés.

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    Latitid

    Num estilo mais sofisticado e minimalista, a Latitid (nome que surge da fusão das palavras “latitude” e “atitude”) nasceu em 2013, no Porto, para rapidamente se voltar para o mundo. A ideia das três fundadoras é que cada colecção seja uma viagem, reflectindo a arquitectura, a história, a cultura e as cores de um determinado destino.

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      23°08'09"N. Estas coordenadas levam-nos precisamente ao coração de Havana, o destino escolhido pela Latitid para o Verão de 2018. Fiel às linhas sóbrias, a nova colecção tem como mote a frase Cómo, cuándo, dónde?

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      Composta por 23 modelos diferentes, cada um com duas ou três variações inspiradas nas cores quentes de Cuba, apresenta silhuetas diversificadas e novos cortes com detalhes mais desportivos, como os decotes junto ao pescoço, aberturas geométricas e pespontos, presentes em vários modelos para evidenciar copas e/ou alças.

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      Além dos fatos-de-banho, a marca portuense tem uma pequena linha de roupa de praia para senhora – dois vestidos, um macacão e um caftan, que tanto podem ser usados para a praia como no dia-a-dia.

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      Este Verão, a Latitid aventurou-se pela primeira vez no universo infantil e lançou a colecção Latitid Mini para rapaz e rapariga dos 1 aos 8 anos.

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      Outra das grandes novidades é a nova loja da Latitid na Embaixada, no Príncipe Real, num espaço bem maior e com um ambiente caribenho, que agora está aberta durante todo o ano.

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      Papua

      Fundada em 2012, a Papua aposta em cores e padrões exclusivos que marcam as colecções com uma forte componente exótica proveniente dos diferentes países por onde Marta Santos e Nuno Leitão, os criadores desta marca lisboeta, têm passado.

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        Este ano, a Papua foi até ao continente asiático procurar inspiração. O destino escolhido? As Filipinas, cujas ilhas paradisíacas também servem de cenário à campanha.

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        Rodeada de água e beleza por todos os lados, a coleção Surrounded é constituída por cerca de 50 biquínis, triquínis e fatos-de-banho, em que cada peça presta homenagem a uma ilha: é o caso de Tawala, um biquíni assimétrico, com alça ajustável.

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        Outra das novidades é o Papua Market, na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa. Aqui, além das várias colecções da Papua, encontra diversos produtos e marcas nacionais – óculos de sol, pranchas de surf, joias, peças de decoração, e ainda fatos-de-banho da Suuim, outra marca de swimwear, desta vez dedicada aos mais novos.

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        Bohemian Swimwear

        É uma das marcas portuguesas de biquínis mais conhecidas, muito influenciada pelo mundo do surf.

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          Érica Bettencourt começou a praticar surf aos 15 anos. Depois de viajar por países como o Brasil e a Austrália, em busca da onda perfeita, decidiu criar a sua própria marca de biquínis.

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          Recorrendo com frequência ao neopreno, a Bohemian Swimwear apresenta cortes arrojados e sensuais em todas as coleções.

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          Este verão, a coleção Life of Boheme está à venda online e nas lojas Jasmin Noir, em Lisboa, Porto e Troia.

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          Caia

          Começou por ser uma marca de almofadas de praia, e agora também tem uma linha de fatos-de-banho… reversíveis.

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            A Caia nasceu em 2012 pelas mãos de Inês Fortunato, fã incondicional de praia, que um dia percebeu que gostava de ter "uma almofada de praia gira e confortável”.

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            A moda pegou e este ano, a Caia evoluiu na oferta, criando uma linha de swimwear a condizer com os outros produtos da marca: almofadas, lancheiras e sacos de praia.

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            Inspirada em Miami, a nova coleção tem uma particularidade: é reversível. Ou seja, comprar um biquíni ou fato-de-banho Caia é um “dois em um”, pois as peças têm um padrão diferente de cada lado.

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            Ros Lisbon, BOW, Kitess, Fabiana Baumann e Açaí com Granola

            É difícil saber ao certo o número de marcas portuguesas de beachwear existentes no mercado. Motivadas pelo sucesso de uma moda que parece ter vindo para ficar, todos os anos surgem novos nomes e novas tendências.

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              Ros Lisbon

              A Ros nasceu pelas mãos de Ana Ros, apaixonada por praia, e a pensar em todas as mulheres que procuram peças confortáveis, materiais macios, forros opacos e um bom fitting, tornando-se rapidamente numa presença assídua nas redes sociais e nos mercados de Verão.

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              BOW – Best on Water

              A BOW nasce no Campeonato do Mundo de Surf, em Peniche, onde equipou todos os atletas em prova. No Verão de 2014, lança a sua primeira colecção de biquínis e fatos-de-banho para adultos e crianças, combinando padrões florais, folhos e detalhes em croché num estilo bohemian chic.

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              BOW – Best on Water

              Destaque para a colecção My Bow Family com modelos que vestem toda a família de igual. Também tem uma Curve Collection, uma linha dedicada a grávidas, com fatos que acompanham o crescimento da barriga. Além da venda online, tem uma loja em Campo de Ourique.

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              Kitess

              Ao contrário das outras marcas, a Kitess começou primeiro com coleções de roupa e só depois veio a primeira coleção de swimwear, em 2016. Com modelos muito femininos, todas as peças são produzidas em Portugal, com atenção aos pormenores, destacando-se os folhos e laços, as aplicações e rendas ou costas abertas. Venda exclusiva online.

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              Fabiana Baumann

              É uma das mais jovens marcas nacionais, foi lançada em nome próprio por Fabiana Baumann, que produz todas as peças no ateliê em Peniche, com possibilidade de customização. Trabalhando com licras recicladas.

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              Açaí com Granola

              Com materiais escolhidos a dedo vindos de Itália e Espanha, mas totalmente confecionados em Portugal, esta marca apresentou a sua primeira coleção no ano passado: uma fusão entre o estilo europeu e os padrões e cortes brasileiros.

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              Açaí com Granola

              A coleção SS'18, Marrakech, está inspirada nos cheiros das especiarias no coração dos souks, nos desenhos geométricos dos tapetes que contam histórias antigas e dos tons quentes de Marrocos.

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              E para eles?

              As referências portuguesas de roupa de praia não se esgotam em biquínis e fatos-de-banho para senhora. Há marcas para toda a família e também exclusivamente masculinas, com calções pelo joelho, curtos ou sunga carioca. E ainda acessórios, como toalhas de praia.

              DCK Boardshorts

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                Há quem afirme a pés juntos que estes são os calções de banho mais cool da Europa. Esta marca portuguesa para homem e a sua loja são um convite a mergulhar no mood praia.

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                Com quatro modelos distintos e mais de 300 padrões e tecidos de secagem rápida, a DCK recebe artigos novos de duas em duas semanas, mesmo fora da época balnear.

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                A loja da DCK, no Chiado, recria um cenário de praia, com corrimões de corda, areia nos rodapés e um balcão com aquário de peixes exóticos. Uma visita obrigatória.

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                Molkot 560

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                  O sucesso da Cantê entre o público feminino deu origem à Molkot, ainda que a marca masculina tenha um ADN próprio e muito diferente.

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                  Com apenas um ano de existência, a Molkot orgulha-se de apenas utilizar tecidos portugueses (de alta qualidade) e padrões exclusivos. Todo o processo de produção é cuidadosamente pensado para garantir conforto. Por exemplo, os detalhes em metal, como ilhós, fechos e botões, são livres de níquel e preparados para resistir à água e cloro.

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                  A colecção 2018, que tem como rosto o ator Pedro Sousa, está disponível online ou na loja da Cantê, no Chiado.

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                  Blue Avenue, +351 e Futah

                  Mais três marcas made in Portugal para adicionar ao seu guarda-roupa de férias…

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                    Blue Avenue

                    A ideia dos fundadores da Blue Avenue foi criar uma marca com modelos clássicos, dos 18 aos 60 anos, para vestir pai e filho e a um preço acessível. A primeira colecção foi um sucesso, a ponto de em menos de cinco meses terem de repor o stock três vezes.

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                    Blue Avenue

                    Este ano, a aposta é maioritariamente em padrões geométricos de tons azuis e encarnados. De referir que todos os calções da Blue Avenue são produzidos numa fábrica em Barcelos, lado a lado com modelos da Ralph Lauren ou Gant.

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                    +351

                    Ana Penha e Costa trabalhou na Osklen, no Rio de Janeiro, e a ligação ao surf contribui para o espírito da +351, marca unisexo, 100% nacional, que inclui uma linha de calções de banho para homem. Possui duas lojas próprias, uma no Chiado, outra em São Bento, e está presente em várias multimarcas em Portugal e Estados Unidos.

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                    Futah

                    A marca é portuguesa, o algodão usado nas toalhas é egípcio. Está assim apresentada a Futah, marca que nasceu de uma ideia simples: a vontade de criar uma toalha de praia leve, absorvente, resistente e diferente de todas as outras.

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                    Futah

                    Fáceis de transportar, estas toalhas criadas por duas irmãs invadiram as praias portuguesas, com padrões coloridos e muito variados e disponíveis em três tamanhos: o singular, o de criança e o XL, para quatro pessoas. Venda online e em vários pontos de norte a sul do País.

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