Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Receitas com fruta para o outono Receitas com fruta para o outono

Receitas com fruta para o outono

Receitas com fruta para o outono

Com os primeiros dias de outono, chegam os dias passados no conforto da nossa casa e com eles receitas caseiras, feitas com fruta da época e muita imaginação…


Publicado em 26-Set-2019

Fruta assada de outono

Ingredientes (para 10 pessoas)

6 maçãs variadas misturadas com 3 peras Bosco ou d’Anjou
2 dióspiros
400 gramas de figos
2 chávenas de uvas
60 gramas de fruta seca, incluindo alguma de casca dura, como passas, ameixas e damascos, cortada em pedaços pequenos
¼ de chávena de mel
⅓ de chávena de vinho tinto ou branco seco ou um vinho moscatel
Ramos de tomilho

Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 200 °C. Descasque e corte as maçãs e as peras ao meio, em fatias grandes ou em pequenos pedaços. Corte os figos ao meio, longitudinalmente. Coloque todos os frutos, incluindo as uvas e a fruta seca, numa panela grande, resistente ao forno, e use as mãos para misturar tudo delicadamente. Junte o mel e o vinho num tacho pequeno e leve a lume brando até aquecer; despeje uniformemente sobre a fruta. Polvilhe com ramos de tomilho, se desejar, e leve ao forno durante 45 minutos, ou até que a fruta fique borbulhante e bem dourada. Assada, a fruta fica com uma nota picante, o que resulta numa maravilhosa sobremesa de outono, para comer sozinho ou a acompanhar um bolo ou um gelado.

Smoothie de romã

Ingredientes

2 chávenas de amoras silvestres congeladas
1 chávena de morangos
½ chávena de iogurte natural
100 ml de sumo de romã
1 chávena de água
1 colher de sopa de sementes de chia
Gelo

Modo de preparação

Lave e prepare os morangos, combinando todos os ingredientes num liquidificador e misture até obter uma consistência suave e cremosa. O seu smoothie ficou pronto, agora é só servir e usufruir dos poderes antioxidantes da romã, fruta de outono que também tem elevados níveis de potássio.

Receitas com fruta para o outono | Unibanco

Sopa de castanhas

Ingredientes

1 cebola
1 alho-francês
3 ou 4 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
600 g de castanhas congeladas (ou, se preferir, 300 gramas de castanhas e 300 gramas de cogumelos Portobello)
1,5 l de água quente
Sal q.b.
Salsa picada q.b.
Pimenta-preta moída q.b.


Modo de preparação

Descasque a cebola e corte-a em lâminas finas. Lave o alho-francês, corte-o em pequenas rodelas. Coloque a cebola num tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Acrescente o alho-francês e um pouco de louro e deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione as castanhas congeladas e a água, mexa e deixe cozinhar durante 20 minutos, em lume brando (se usar cogumelos, lave-os, corte-os e coloque na panela de seguida, deixando cozer durante 30 minutos). Reduza depois tudo a puré, leve de novo ao lume, deixe ferver, retifique o sal e sirva quente polvilhado com um pouco de salsa picada ou com lâminas de cogumelos.

View this post on Instagram

Creamy Chestnut Soup with Shiitake bacon by @anna.culina Don't see chestnuts used much but they're so good. You can buy them on Amazon. . Ingredients soup: 650g (1.5 lbs) whole chestnuts 2 carrots 3 celery stalks 1 apple 1 leek 1 garlic clove 1 Tbsp olive oil 1 liter water 1 Tbsp apple vinegar 60 ml (2T) plant-based cream 1 Tbsp thyme 1 tsp salt . Ingredients Shiitake bacon: 150 g Shiitake mushrooms 1 Tbsp sesame oil 1 Tbsp Tamari 1 tsp apple vinegar 1 tsp cane sugar ½ tsp smoked paprika . Method: With a sharp knife score a X in the curved side of the chestnut shell. The cuts should be at least 1,5 cm long and should score all the way through the shell. Fill a big saucepan with water and a little salt and bring to a boil. Add in the chestnuts and cook for 15 minutes. Drain water chestnuts and rinse with cold water. Peel chestnuts and set aside. Preheat the oven to 200°C/400F. . Finely slice Shiitake mushrooms. Make a marinade by combine sesame oil, tamari, apple vinegar, sugar and smoked paprika. Mix with the mushrooms afterwards. Spread mushrooms onto a parchment paper lined baking sheet and bake for 25-30 min. Toss mushrooms after half of the baking time. Cut carrots, celery and leek into thin slices. Transfer the green part of the leek to a small bowl and set aside. Core and cube the apple, peel and mince garlic clove. In a big saucepan heat up the olive oil. Add the carrots, celery, leek and garlic and fry for 2 min. Then add apple and chestnuts and fry for another 5 min. Season with thyme and salt and add water. Cover with a lid and let simmer for at least 20 min. Mix in the plant-based cream, apple vinegar and blend soup with a hand blender until creamy. Adjust thickness with water, add salt and pepper to taste. Serve soup with fresh leek, shiitake bacon and a drizzle of plant-based cream. . . #chestnuts #chestnutrecipe #chestnutsoup #vegansoup #veganrecipe #healthyrecipe #healthysoup #plantbasedsoup #healthymeal #healthylunch #healthyvegan #veganlunch #vegansouprecipe

A post shared by Vegan Food Recipes (@vegansfoodrecipes) on

Salada de fruta de outono com iogurte grego de canela

Ingredientes

2 peras médias maduras, mas ainda firmes, cortadas em cubos
2 maçãs médias (de uma variedade crocante)
1 chávena com uvas pretas, cortadas ao meio
⅓ de chávena de iogurte grego
2 colheres de chá de raspas de limão (de 1 limão médio)
1 colher de sopa de sumo de limão fresco
2 colheres de sopa de mel
½ colher de chá de extrato de baunilha puro
½ colher de chá de canela
¼ de colher de chá de noz-moscada moída
⅓ de chávena de nozes-pecãs picadas

Modo de preparação

Coloque toda a fruta numa tigela grande e misture-a delicadamente. Noutra tigela mais pequena, junte o iogurte, as raspas de limão, o sumo de limão, o mel, a baunilha, a canela e a noz-moscada e misture tudo com um batedor. Regue a fruta com esse molho e misture tudo até que a fruta fique totalmente coberta. Coloque em tigelas e polvilhe com nozes. Sirva imediatamente.

Receitas com fruta para o outono | Unibanco

Bolinho de chuva recheado de banana

Ingredientes

3 chávenas de (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
1 chávena (chá) de leite
¾ de chávena (chá) de açúcar
2 ovos
3 bananas cortadas em rodelas
Essência de baunilha a gosto
Açúcar a gosto, para polvilhar
Canela em pó a gosto, para polvilhar

Modo de preparação

E que tal uma receita tradicional made in Brasil? Muito fácil de fazer, basta misturar a farinha com o fermento, juntar o leite, a baunilha, o açúcar, os ovos, e mexer muito bem. Depois é só acrescentar as rodelas de banana, com cuidado para não partir. Frite, fazendo bolinhas com uma colher, incluindo uma rodela de banana em cada uma. Ainda quentes, passe na mistura de canela e açúcar. Se preferir, pode substituir a banana por maçã.

View this post on Instagram

O bolinho de chuva recheado vegano e sem glúten mais maravilhoso da vida (até porque não sei se existe outro nesse mundo da internet 😂🤷🏽‍♀) Todo mundo que experimenta, ama! ☺ Levou um bom tempo pra conseguir chegar nessa receita de modo que eu ficasse satisfeita com o sabor e textura e sem que ela se desfizesse toda no óleo 😂 e ainda ficasse bom assado! Ela é uma das receitas de memória afetiva do #livroflordesal, preparada com muito amor e carinho! Deixe um 🍌 aí nos comentários preu saber que você gostou ☺. ❤ INGREDIENTES: ½ xícara de água ¼ de xícara de açúcar mascavo 3 colheres (sopa) de psilio (se for assar, pode ser farinha de linhaça ou fécula) ½ xícara de farinha de arroz integral ½ xícara de farinha de aveia ½ xícara de fécula de batata uma pitada de sal e canela ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio 1 banana picadinha óleo para fritar açúcar, canela e noz-moscada para finalizar ❤ PREPARO: Em um recipiente, coloque a água, o açúcar mascavo e o psilio e mexa bem até o açúcar diluir. Deixe descansar por uns 5 minutinhos. Acrescente a farinha de arroz, a farinha de aveia, a fé-cula de batata, o sal e a canela e misture bem até ob-ter uma massa homogênea. Adicione o bicarbonato e as bananas picadinhas, incorporando-os à massa. Ela tem que ficar um creme consistente, não muito mole. Em uma panela, coloque cerca de 3 dedos de óleo e aqueça bem. Para fritar, vá pegando os pedacinhos de banana, envolvendo-os totalmente na massa. Com o auxilio de 2 colheres, pegue pedaço por pedaço e coloque em óleo quente para fritar, virando-os até dourar totalmente. Depois de retirar os bolinhos da panela, deixe escorrer bem o óleo antes de passar numa misturinha de açúcar, canela e noz-moscada.4 Se você quiser fazer os bolinhos assados, preaqueça o forno a 220 °C e coloque as colheradas de massa numa assadeira untada. Asse por aproximadamente 20 minutos ou até que estejam douradinhos. Polvilhe a misturinha de açúcar e especiarias e seja feliz. 😍 #flordesalblog #bolinhodechuvaflordesal #gabimahamud #vegano #semgluten #natural #saudavel #healthy #vegan #glutenfree

A post shared by Gabi Mahamud, blog Flor de Sal (@gabimahamud) on

Pudim de pera e gengibre

Ingredientes (5/6 pessoas)

55 gramas de manteiga sem sal
55 gramas de farinha com fermento
55 gramas de açúcar
1 ovo grande
1 laranja
1 pera madura
Gengibre
Golden syrup
Rosmaninho

Modo de preparação

Pegue numa folha de papel vegetal e desenhe dois círculos redondos ou um rectangular (dependendo da forma que vai usar, poderá ser uma pequena taça própria para micro-ondas). Vão servir para cobrir os pudins. Unte levemente um dos lados com manteiga e, em seguida, unte o interior das chávenas.
Num processador de alimentos, bata a farinha, o açúcar, a manteiga e o ovo para fazer uma massa. Pique e adicione um pouco de gengibre, rale as raspas de uma laranja e junte-as ao preparado. Corte a pera em pedaços de 1 cm. Despeje um pouco de golden syrup na base de cada chávena ou taça levemente barrada com manteiga e cubra com metade da pera picada em cada um. Depois divida a massa entre as duas e pressione levemente o círculo de papel por cima, com a manteiga voltada para baixo. Cozinhe no micro-ondas em potência máxima por 4 minutos. Deixe arrefecer por alguns minutos; e, em seguida, desenforme cuidadosamente. Enfeite com um pouco de rosmaninho e sirva sozinho ou com gelado de baunilha.

Sopa de hortelã e kiwi by Jamie Oliver

Ingredientes (para 1 pessoa)

8 folhas de hortelã
2 kiwis descascados
1 punhado de espinafres baby
2 colheres de sopa com sementes de chia
1 caneca média (250 ml) de água a ferver

Modo de preparação

Num copo misturador, triture as folhas de hortelã, os kiwis, os espinafres, as duas colheres de sopa cheias de sementes de chia e a caneca de água a ferver até obter uma mistura aveludada, adoçando com um pouco de mel líquido a gosto. Coloque tudo numa taça e finalize com uma colher de sopa cheia de iogurte natural, um punhado de granola em pó e fruta fresca a gosto. Sirva de imediato ou coloque no frigorífico, se preferir servir fria.