Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Santorini: um roteiro de viagem Santorini: um roteiro de viagem

Santorini: um roteiro de viagem

Santorini: um roteiro de viagem

A mais fotogénica das ilhas gregas, Santorini é um verdadeiro cartão-postal pintado a azul e branco a que poucos conseguem resistir. Este é o nosso roteiro.


Publicado em 03-Jun-2019

Não é segredo para ninguém que os meses de julho e agosto são época alta no Mediterrâneo, por isso se estiver a pensar visitar uma das mais desejadas ilhas da Grécia, faça as malas rapidamente porque o melhor mês para ir a Santorini é… junho. Para quem aceitar a nossa sugestão aqui fica um pequeno roteiro para conhecer e aproveitar as suas férias ao máximo.

Em primeiro lugar, nunca se esqueça que estamos a falar de uma ilha vulcânica. É a explicação para quase tudo o que vai encontrar. Toda a geografia de Santorini, com os seus penhascos íngremes coroados por vilas caiadas de branco, resulta de uma intensa atividade sísmica. Na verdade, aquela que é a maior ilha de um pequeno arquipélago circular – de que fazem parte Thirassia, Aspronisi, Palea Kameni e Nea Kameni – é o que sobra de uma caldeira vulcânica.

A arquitetura de Santorini resulta da forma como o homem se adaptou às escarpas, com a construção de casas debruçadas sobre o vazio. É ela uma das maiores maravilhas da ilha, dando origem a patamares e escadarias com as vistas mais deslumbrantes de todo o planeta. Mas se é verdade que de alguns ângulos o tempo parece parar em Santorini, também é verdade que a pressão turística na ilha é enorme e não deve ser esquecida, para que não tenha desilusões. Na época alta, grandes navios de cruzeiros preenchem as águas em redor de Fira, a capital, e os autocarros de excursões entopem as estradas para chegar a tempo de ver o por do sol em Oia, na extremidade noroeste da ilha.

A não perder

PRAIAS

Podem não ser os melhores areais do mundo, mas Santorini tem praias para todos os gostos, algumas de areia branca, mas em especial areia preta, vermelha ou de rocha e cascalho. Além da Red Beach, famosa pelas suas areias cor de fogo e pelo snorkelling, Kamari, Monolithos e Perissa são as praias mais populares. Também vale a pena explorar as praias das ilhas satélites de Santorini…

  • Red Beach, famosa pela cor de fogo
    Red Beach, famosa pela cor de fogo
  • Praia de Perissa
    Praia de Perissa
  • Kamari, uma das praias mais populares de Santorini
    Kamari, uma das praias mais populares de Santorini
    • Red Beach, famosa pela cor de fogo
      Red Beach, famosa pela cor de fogo
    • Praia de Perissa
      Praia de Perissa
    • Kamari, uma das praias mais populares de Santorini
      Kamari, uma das praias mais populares de Santorini

      AKROTIRI

      Conhecida por “Pompeia grega”, Akrotiri é muito provavelmente o mais importante sítio arqueológico nas Cíclades. A cidade foi uma das mais importantes do mar Egeu antes da que é considerada a maior erupção de todos os tempos.  Aconteceu há cerca de 3.600 anos, e a cidade de Akrotiri, na extremidade meridional da ilha, ficou sepultada sob um metro de cinzas e pedra-pomes. Muito bem preservado, este sítio arqueológico permite imaginar como era a vida na ilha por volta de 1450 a.C., existindo mesmo uma representação virtual do quotidiano da época.

      OIA

      A vila de Oia é a grande estrela de Santorini, a mais bela e fotogénica de todas as povoações gregas, com o seu casario caiado de branco e igrejas de abobadas azul turquesa empoleiradas num penhasco com vista para a caldeira do vulcão e todo o Mediterrâneo. O pôr do sol visto a partir deste local atrai turistas de toda a parte, mas se tiver oportunidade, perca-se a caminhar pelas suas ruas e, sobretudo, fique alojado num dos seus muitos hotéis boutique, alguns dos quais com piscinas infinitas inesquecíveis.

      • Oia
        Oia
      • Baía Ammoudi
        Baía Ammoudi
      • Akrotiri
        Akrotiri
        • Oia
          Oia
        • Baía Ammoudi
          Baía Ammoudi
        • Akrotiri
          Akrotiri

          BAÍA AMMOUDI

          Na rua principal de Oia há uma escadaria íngreme que dá acesso à Baía Ammoudi, uma pequena vila piscatória com um charmoso porto de águas muito azuis, e muitas tabernas com mesas a centímetros do mar. Só não se esqueça que são centenas de degraus e que se a descida não custa, a subida nem sempre é fácil! Tradicionalmente, burros costumam transportar os turistas pelas escadarias de Santorini, mas recentemente vários movimentos têm vindo a apelar ao fim desta prática, pois a carga de pessoas é demasiado penosa para os animais!…

          VISITAR UMA ADEGA

          Caso não saiba, Santorini é uma das regiões produtoras de vinho mais antigas do mundo. Existem inúmeras vinhas pela ilha, pelo que vale muito a pena visitar adegas locais como Argiros Estate ou a Boutari Winery para provar os vinhos feitos com Assyrtiko, casta autóctone que nasce em vinhedos plantados em solo vulcânico, nas encostas junto ao mar.

          • Boutari Winery
            Boutari Winery
            • Boutari Winery
              Boutari Winery

              FIRA

              A capital de Santorini, Fira ou Thira, possui um animado centro comercial, com várias lojas de designers locais (como a Bazaar ou a The White), restaurantes e discotecas, mas o que é a sua grande atração é o passeio de teleférico até o antigo porto. Também vale a pena visitar o Museu Pré-histórico, com artefactos das ruínas de Akrotiri.

              • Rua na cidade de Fira, com vista para a caldeira e a ilha Nea Kameni
                Rua na cidade de Fira, com vista para a caldeira e a ilha Nea Kameni
                • Rua na cidade de Fira, com vista para a caldeira e a ilha Nea Kameni
                  Rua na cidade de Fira, com vista para a caldeira e a ilha Nea Kameni

                  Onde dormir

                  KatikiesMembro dos Leading Hotels of The World, este hotel de cinco estrelas com apenas três quartos e 31suites, é um romântico complexo de pequenas casas na rocha, passagens, pontes e piscinas infinitas com vista sobre caldeira. Também há a possibilidade de ficar alojados em villas Katikies e o grupo tem vindo a abrir novas unidades na ilha, como é o caso do Kirini, também em Oia, ou ainda do Katikies Garden em Fira.

                  Perivolas – A piscina deste hotel está entre as mais belas do mundo, mas não é a única. Muitas das suites (que ocupam grutas e casas centenárias escavadas na rocha) elegante e minimalista Perivolas possuem piscina privada, fazendo as delícias de quem aqui chega em lua-de-mel. Mais recente, Pedrivolas Hideway fica situado na ilha de Therasia, afastado do bulício de Santorini, oferecendo quatro quartos abertos sobre o mar.

                  Captain’s House – Bem no coração de Oia, o Captain’s House apenas possui quatro quartos, com o charme de uma casa particular e todas as comodidades de um hotel, e é claro as habituais vistas de sonho…

                  Para opções mais em conta, espreite alojamentos como o Galatia Villas, em Fira ou o Chez Sophie, a 100 metros da praia de Kamari, mas talvez a melhor escolha seja procurar com antecedência uma casa através de plataformas como a Airbnb.

                  • Katikies Hotel
                    Katikies Hotel
                  • Restaurante do Kirini
                    Restaurante do Kirini
                  • Suite no Perivolas
                    Suite no Perivolas
                  • Piscina infinita do Perivolas
                    Piscina infinita do Perivolas
                  • Perivolas Hideaway
                    Perivolas Hideaway
                  • Perivolas Hideaway
                    Perivolas Hideaway
                    • Katikies Hotel
                      Katikies Hotel
                    • Restaurante do Kirini
                      Restaurante do Kirini
                    • Suite no Perivolas
                      Suite no Perivolas
                    • Piscina infinita do Perivolas
                      Piscina infinita do Perivolas
                    • Perivolas Hideaway
                      Perivolas Hideaway
                    • Perivolas Hideaway
                      Perivolas Hideaway

                      Onde Comer

                      Naoussa Restaurant – Restaurante familiar no centro de Fira. Serve cozinha tradicional grega e é tido como um dos melhores da cidade. Tem preços muito acessíveis e, por vezes, música ao vivo.

                      Red Bicycle Restaurant – Com uma das melhores vistas panorâmicas de Oia, este restaurante oferece cozinha criativa baseada na sazonalidade dos produtos da região pela mão do chef Marios Tsouris, que fez carreira em restaurantes o Lasarte, o três estrelas Michelin de Martín Berasategui em Barcelona. Só abre para jantares.

                      Seaside by Notos – Em Perivolos, é um dos mais concorridos restaurantes e bares de praia da ilha. Possui uma carta internacional e cosmopolita, onde não falta um bar de ostra champanhe Moët, além de sushi, cocktails e vários pratos de marisco.

                      Botargo – Situado numa mansão do século XIX em Pyrgos, a aldeia mais bonita de Santorini, este restaurante elegante e sofisticado serve uma ementa mediterrânica, com deliciosos pratos de polvo, camarão e peixe e um famoso bolo de chocolate com avelãs e sal marinho.

                      1800 – Localizado em Oia numa velha casa senhorial datada de 1845, é o restaurante perfeito para uma noite romântica.

                      Dimitris – Taberna tradicional com uma carta feita de peixe fresco e marisco na pitoresca baía Ammoudi, E o melhor de tudo? Jantar numa mesa a centímetros do Mediterrâneo…

                      Katharos Lounge – Um bar de meze vegan em cima da praia, a alguns minutos de Oia. Simples e despretensioso.

                      Yalos – Numa praia perto de Fira, oferece uma ementa mediterrânica, e peixe grelhado, em ceviche ou sahimi. Tem mesas na areia e velhos barcos de pescadores convertidos em sofás.

                      • Red Bicycle
                        Red Bicycle
                      • Yalos Santorini
                        Yalos Santorini
                      • Dimitris
                        Dimitris
                      • Seaside by Notos
                        Seaside by Notos
                        • Red Bicycle
                          Red Bicycle
                        • Yalos Santorini
                          Yalos Santorini
                        • Dimitris
                          Dimitris
                        • Seaside by Notos
                          Seaside by Notos