Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Snacks deliciosos para a praia Snacks deliciosos para a praia

Snacks deliciosos para a praia

Snacks deliciosos para a praia

Receitas de refeições e snacks simples, leves, coloridos e saudáveis que pode levar para a praia e partilhar com amigos e família.


Publicado em 26-Jul-2019

Palitos de vegetais com húmus

Ingredientes
1 lata de grão-de-bico cozido
2 dentes de alho
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sobremesa de pasta de sésamo (tahini)
Pimenta-preta q.b.
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de cominhos moídos
¼ chávena de água
Sal a gosto

Modo de preparação:
Lave os vegetais e corte em palitos de forma a caberem num frasco. Triture com a ajuda de uma varinha mágica o grão, o sumo de limão, o tahini, a pimenta e o sal. De seguida, adicione água, aos poucos, até obter uma consistência de patê cremoso. Colocar um pouco do húmus no fundo do frasco e, depois, os palitos de vegetais. Por fim, é só fechar o frasco e guardar no frigorífico.

Pasta primavera para o verão

Ingredientes
500 g de tomates-cereja cortados ao meio
4 chalotas em fatias finas
5 dentes de alho descascados e esmagados
1/4 chávena de azeite extravirgem
2 colheres de chá de sal
1 a 2 colheres de chá de açúcar
1 curgete média, cortada em pedaços
1 ou 2 chávenas de milho fresco
Massa de fusilli
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de chá de ervas de Provence
Pimenta-vermelha a gosto
1/2 chávena de queijo pecorino ralado
1/2 chávena de folhas de manjericão picadas
1/3 chávena de pinhões torrados

Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 220 graus. Forre um tabuleiro com papel de alumínio e coloque o tomate-cereja, o cebolinho, o alho, o azeite, o sal e o açúcar, misturando-os com as mãos ou com uma espátula de borracha, para que fiquem uniformes. Leve ao forno por 15 a 20 minutos, ou até que o tomate-cereja comece a dourar. Retire do forno e adicione a curgete e o milho, voltando a espalhar tudo. Asse por mais 5 minutos, até que a curgete e o milho estejam tenros e crocantes.
Enquanto isso, cozinhe o macarrão em água com sal al dente. Escorra e coloque a massa novamente na panela. Junte-lhe os legumes assados ​​e todos os seus sucos, juntamente com a manteiga, as ervas de Provence, os flocos de pimenta-vermelha, o pecorino, o manjericão e os pinhões. Misture bem, depois prove e ajuste o tempero, se necessário. Regue com azeite, se desejar, e sirva com mais queijo ralado.

Mix de frutos secos

Ingredientes
Sementes de abóbora e de girassol
Cajus
Amêndoas
Amendoins
Avelãs
Castanhas do Pará
Nozes
Pinhões
Lascas de coco
Fruta desidratada a gosto

Modo de preparação
Pode comprar pacotes já misturados no supermercado, mas para uma opção ainda mais saudável (para evitar sal em excesso e açúcares adicionados), faça a sua própria mistura de sementes com coco e frutos secos. Pode acrescentar fruta desidratada (sultanas, alperces, ameixas e figos), mas não abuse destas, já que contêm muito açúcar, mesmo que natural.

Gaspacho com maçãs

Ingredientes
1 kg de tomate maduro
1 pepino
½ pimentão vermelho
½ cebola-roxa
1 dente de alho
1 limão
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1 colher de chá de sal grosso
Pimenta-preta a gosto

Modo de preparação
Lave, descasque e corte ou pique os vários ingredientes. Depois, leve tudo ao processador para triturar, durante três a quatro minutos. No final, adicionar o azeite, o sal e a pimenta. Acrescente água ou gelo até obter a consistência desejada. Já na praia, pode acrescentar maçã cortada em cubos pequenos e croutons.

Sopa de beterraba

Ingredientes
5 beterrabas frescas médias
Sal a gosto
480 g de sour cream (se não encontrar no supermercado, pode substituir ao usar 1 pacote de natas com 1 colher de sopa de sumo de limão adicionada)
475 ml de caldo de galinha
120 g de iogurte natura
l55 g de açúcar refinado
2 colheres de sopa de sumo de limão espremido na hora
2 colheres de chá de vinagre branco
1 ½ colher de chá de pimenta-preta moída
450 g de pepino cortado em cubos médios, sem sementes
100 g de cebolinho picado
2 colheres de sopa de endro fresco picado

Modo de preparação
Coloque a beterraba numa panela grande de água a ferver com sal e cozinhe durante 30 a 40 minutos, até que a beterraba fique macia. Retire a beterraba e deixe arrefecer. Coe a água por uma peneira fina e deixe também arrefecer.
Numa tigela grande, misture 350 ml da água de cozer a beterraba com o caldo de galinha, o creme azedo, o iogurte, o açúcar, o sumo de limão, o vinagre, 1 colher de sopa de sal e pimenta. Descasque a beterraba com uma pequena faca e corte-a em cubos pequenos.
Adicione a beterraba, o pepino, o cebolinho e o endro à sopa. Cubra com película aderente e leve ao frigorífico durante, pelo menos, quatro horas. Tempere a gosto. Pode servir em tupperwares individuais para levar para a praia e juntar o sour cream e um raminho extra de endro fresco.

Salada de atum com abacate

Ingredientes
425 g de atum em óleo (3 latas pequenas)
1 pepino fatiado
2 abacates grandes ou 3 médios descascados, sem caroço e fatiados
1 cebola vermelha pequena ou média cortada em fatias finas
4 g de coentros
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de chá de sal marinho ou a gosto
1 pitada de pimenta-preta

Modo de preparação

Numa saladeira grande, misture o pepino e o abacate fatiado, a cebola-roxa em fatias finas, o atum escorrido e os coentros. Regue tudo com duas colheres de sopa de sumo de limão, duas colheres de sopa de azeite, sal e um pouco de pimenta-preta (a gosto). Coloque no frio e está pronto para levar.

Wraps em papel de arroz

Ingredientes
1 abacate pequeno
3 cogumelos frescos
250 g de tofu natural
1/2 cebola-roxa
3 pimentos míni (laranja, vermelho e amarelo)
1/2 pepino
1 cenoura
1 colher de sobremesa de orégãos
1 colher de sopa de sésamo preto
Salsa
Shoyu
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Modo de preparação
Corte o tofu, a cenoura, o pepino, a cebola, o abacate e os pimentos às tiras finas. Aqueça o wok com um fio de azeite. Refogue a cebola, os pimentos e os cogumelos até ficarem dourados. Noutra frigideira, coloque o tofu e o shoyu até este ficar dourado. Quando todos os ingredientes estiverem prontos, comece a fazer os rolinhos. Aqueça água num tacho, até ficar morna, e mergulhe uma folha de papel de arroz de cada vez e escorra o excesso de água.
Coloque os vegetais em cima da folha e dobre. Repita o mesmo processo, até terminar as folhas ou a quantidade de wraps desejada. Este é um snack saudável e bom para quem está a fazer dieta e pode alterar ingredientes, colocando, por exemplo, camarão.

Muffins de aveia com frutos vermelhos

Ingredientes
2 bananas maduras, esmagadas
200 g (2 chávenas) de aveia em flocos
1 ovo (batido)
180 ml de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
150 g de mirtilos e outros frutos vermelhos congelados
1 colher de chá de óleo de coco (ou manteiga)

Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Numa tigela grande, misture a banana e a aveia. Mexa até conseguir um puré. Junte o leite, o ovo e a baunilha e mexa até ficar uma massa homogénea. Adicione os frutos e volte a mexer para que fiquem distribuídos uniformemente pela mistura. Pode partir algumas bagas. Unte uma bandeja de muffins com manteiga ou óleo de coco (ou use uma forma de silicone). Leve ao formo até que os muffins fiquem cozidos. Vá verificando com um palito. Deve durar entre 18 e 25 minutos a ficarem prontos, dependendo do tamanho das formas de muffins da bandeja que estiver a utilizar.

Sumo de melancia

Ingredientes
8 chávenas de melancia sem sementes, cortadas em pedaços pequenos
2 chávenas de água
¼ chávena de sumo de lima (2 limas)
2 colheres de sopa de néctar de agave ou mel
1 pitada de sal
Folhas de hortelã fresca (opcional)

Modo de preparação
Processe a melancia e a água no liquidificador, durante cerca de 30 segundos. Coe a mistura através do filtro de malha fina para um jarro de 2 litros. Junte o sumo de limão, a agave e o sal. Tempere com o sumo de lima e junte agave a gosto. Sirva sobre o gelo, guarnecido com hortelã. Leve ao frigorífico para ficar bem fresco.