Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Snacks saudáveis para o dia-a-dia Snacks saudáveis para o dia-a-dia

Snacks saudáveis para o dia-a-dia

Snacks saudáveis para o dia-a-dia

É difícil passar um dia no trabalho sem sentir fome em algum momento. Não tem problema algum, só precisa de ter uns snacks saudáveis sempre à mão…


Publicado em 21-Mai-2019

Parabéns! Presta especial atenção à sua alimentação e tem cuidado com tudo o que come ao pequeno almoço, almoço e jantar. Preocupa-se em comer bem e saudável, mas o que faz entre refeições? É crucial ter atenção a todos os momentos do dia, sobretudo no trabalho, quando precisamos de nos manter concentrados e cheios de energia para iniciar mais um projeto ou cumprir aquele deadline impossível…

Entre os preferidos, e mais práticos, podemos contar com frutas e vegetais, frutos secos, barras de proteína, bolachas saudáveis (atenção à adição de açúcar!) e iogurtes naturais. Podem ser consumidos a solo ou em conjunto, e é inteligente repartir os alimentos, por forma a não depender demasiado do frigorífico partilhado na empresa, e ter sempre alguma coisa à mão de semear.

Snacks saudáveis para o dia-a-dia | Unibanco

Alguns dos melhores snacks nem sequer precisam de receita. Basta juntar água, como numa simples taça de aveia. Ou apenas comer, como as algas tostadas, que pode encontrar em supermercados bio, e funcionam quase como um sucedâneo de batatas fritas, versão salutar. São uma excelente opção para guardar na gaveta, tal como os frutos secos, nutritivos, ricos em energia e bons para o coração. Só precisa de recordar a regra: seis a 10 por dia, não mais.

Então, o que fazer quando uma mão cheia simplesmente não é suficiente?

Iogurte com Granola e Frutos Silvestres

Snacks saudáveis para o dia-a-dia | Unibanco

Uma boa alternativa é comer um iogurte com fruta. Qualquer fruta, mas a nossa sugestão recai nos frutos vermelhos, super alimentos que diminuem a fome e baixam os níveis de stress. O iogurte é rico em cálcio, proteínas, e probióticos, mas tenha cuidado com as opções cheias de açúcar. Opte sempre pela versão natural (ou grego, ou skyr). Comece por colocar a granola, mexa bem, acrescente parte das frutas (se forem muito grandes pode cortar ao meio) e volte a mexer. Reserve algumas para enfeitar. Pode ainda juntar um pouco de mel, xarope de ácer ou de agave, se desejar, e termine com as frutas que reservou.

Ingredientes:
120 gr (1 embalagem) de iogurte natural (ou grego, ou skyr)
30 gr de frutos silvestres (Groselha, framboesa, mirtilo, amora…)
30 gr de granola
Mel, xarope de ácer ou de agave – opcional
Tempo: 5 minutos

Maçã e manteiga de amendoim

Snacks saudáveis para o dia-a-dia | Unibanco

Como dizem os ingleses, “An apple a day keeps the doctor away”. A maçã é um ótimo alimento, mas pode sempre tornar a experiência um pouco mais enriquecedora, com um twist de manteiga de amendoim, que pode facilmente encontrar em qualquer supermercado biológico (ou na zona biológica de um supermercado normal) . Nem precisa de preparar, pode simplesmente molhar cada fatia de maçã no pote de manteiga.

Húmus com vegetais

Snacks saudáveis para o dia-a-dia | Unibanco

A mesma lógica repete-se numa taça de húmus para acompanhar com uma seleção de vegetais em lugar do tradicional pão pita. Escolha os seus preferidos (cenoura, pepino, pimento, aipo, etc) descasque e corte em palitos. O húmus é uma receita do Médio Oriente e tem por base o grão e o óleo de sésamo, pelo que é uma ótima fonte de fibras, proteína e gordura boa. Para preparar basta colocar todos os ingredientes numa picadora. O grão pode ser de lata ou cozido em casa, desde que esteja bem cozido. No final pode ainda adicionar um pouco de pimentão doce e levar tudo num recipiente. 

Ingredientes:
200 gramas de grão cozido
150 gramas de tahini
3 dentes de alho
¼ de colher de chá de cominhos ralados
½ limão (um pouco mais, se preferir)
Sal
1 fio de azeite (opcional)  
Pimentão doce (opcional)  
vegetais: ½ pepino, cenoura, pimentos, aipo
Tempo: 10 minutos

Sandwich de húmus em pão de sementes

Snacks saudáveis para o dia-a-dia | Unibanco

E para aqueles momentos em que a fome aperta realmente, ou como substituto de uma refeição importante, que tal pegar no mesmo húmus e fazer uma sandwich de abacate, pepino, cebola e rabanete? Até pode juntar coentros, porque se estes dois últimos “não vão à mesa do rei”, como diz a canção, quem fica a perder é a realeza. Utilize um pão rústico, ou de cereais integrais e barre com o húmus. Corte o abacate, a cebola e o pepino descascado em rodelas, disponha tudo por camadas, regue com um fio de azeite, tempere com os coentros e já está, acabou de fazer uma sandwich saudável, saborosa e gourmet em 5 minutos.

Ingredientes:
2 fatias de pão de cereais
Pasta de húmus para barrar
¼ cebola roxa
1 abacate pequeno
1 rabanete
½ pepino
1 fio de azeite
Coentros frescos – opcional
Sal e Pimenta preta
Tempo: 5 minutos

Lembre-se, pois, de manter sempre alguns snacks saudáveis à mão. Assim evita comer a primeira junk food ou doce que aparecer, alimenta o corpo e a mente ao longo do dia e equilibra a dieta.