Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
To do: pare de ver TV e aproveite para organizar o PC… To do: pare de ver TV e aproveite para organizar o PC…

To do: pare de ver TV e aproveite para organizar o PC…

To do: pare de ver TV e aproveite para organizar o PC…

Organizar as fotografias no computador e no telemóvel, limpar velhos documentos… Há tanto para fazer além de terminar a última temporada da Casa de Papel.


Publicado em 05-Mai-2020

De repente ficou com a possibilidade de ver mais séries na Netflix e HBO do que julgou ser possível  ̶  e não se fez rogado. Afinal, quando é que voltará a ter oportunidade de ver Ozark de seguida? Ou deixar de ser uma das duas únicas pessoas no mundo que ainda não tinha visto a Guerra dos Tronos? Mas sabe o que devia estar a fazer? Aproveitar o tempo que ainda lhe sobra em casa para finalmente organizar o computador. As pastas perdidas, as fotos desordenadas, as passwords há muito esquecidas… Pedimos desculpa por sermos nós a dizer isto, mas há muito para fazer e binge-watch uma quinta série não é uma delas.

To do: pare de ver TV e aproveite para organizar o PC… | Unibanco

Organize as suas passwords

Organizar passwords é um dos maiores quebra-cabeças da era moderna. Como se pode esperar que uma pessoa normal memorize dezenas de passwords, únicas, complexas, com números e caracteres diferentes? E ainda saber qual se destina a quê? É uma missão impossível e é por isso que a maioria das pessoas recorre a bengalas, como repetir a mesma palavra-passe em vários sites, ou usar passwords tão básicas que não é complicado recordar. Geralmente nos lugares menos importantes, é certo, mas mesmo assim é fácil perceber que esta não é a solução mais segura. Nenhuma das duas, na verdade, porque se alguém mal-intencionado conseguir hackear um desses sites (o que acontece com frequência, mesmo nas organizações importantes), tem entrada em todos os outros. Há quem tenha um pouco mais de cuidado e aproveite a oferta do browser, como o Google Chrome ou o Microsoft Edge, para salvar e memorizar as passwords. Muito melhor, e só não é ainda a solução perfeita porque infelizmente ambos os browsers guardam as passwords de uma forma não encriptada, e por isso mais vulnerável. Ainda assim, e se esta foi a solução adotada, deverá visitar as definições avançadas do programa para gerir melhor as passwords, mudando as que estiverem mais fracas ou expostas por novas e mais seguras – e naturalmente sem repetições. Uma boa hipótese será aceitar a palavra-passe aleatória sugerida. Faça isso agora e regularmente.

Já quem procura a melhor solução disponível deve optar por uma aplicação dedicada de gestão de passwords. São simples de usar, funcionam como o password manager do browser, mas são muito mais seguras. Ainda por cima há várias soluções grátis, como a LastPass ou Logme Once.

Organize as suas fotografias

Com a velocidade e facilidade com que atualmente se tiram fotos, tem provavelmente o computador e o telemóvel atafulhados de fotografias à espera de nunca mais virem a ser encontradas. Então, porque não aproveitar este tempo em que provavelmente não está a tirar tantas fotografias como costuma para organizar e fazer um backup das suas imagens?

Uma boa solução será utilizar o Google Photos, que guarda automaticamente, na nuvem, uma cópia de todas as fotos que tirar com o telemóvel – sem limite de armazenamento (ainda que com limite de resolução de 16 MP nas fotos e 1080p nos vídeos). Quanto à organização, divida-as por pastas, de forma que façam sentido e consiga encontrar a mais pequena a dar os primeiros passos sempre que a quiser mostrar. Já agora, separe algumas para mandar imprimir, para ficar com um registo físico.

Faça um backup dos seus documentos

Se tem a mão na massa com as fotografias, não se esqueça dos documentos também. Veja um a um e apague tudo o que já não interessa. Crie um sistema de backup para que não venha a perder nada de importante e que não implique copiar e colar manualmente os documentos num disco externo. Quem usa Windows pode configurar o OneDrive para fazer uma cópia de segurança automática das pastas Documentos e Área de Trabalho. A versão gratuita inclui 5 GB de armazenamento, o que deverá ser suficiente para ficheiros Word e PDF, mas se subscrever um serviço 365 terá 1TB de armazenamento, que é mais do que pode eventualmente vir a precisar. Fotos incluídas. Para os utilizadores de Mac, o serviço equivalente é o iCloud.

To do: pare de ver TV e aproveite para organizar o PC… | Unibanco

Dê vida nova a tecnologia velha

Tem provavelmente um velho tablet ou telemóvel guardado algures numa gaveta, então porque não lhe descobrir uma utilidade em vez de o deixar sem fazer nada? É a atitude mais correta. Naturalmente, o velho aparelho já não funciona igual ao produto novo (ou nem sequer tinha ido parar à gaveta), mas provavelmente aguenta muito bem com uma função apenas. Por exemplo, um tablet antigo pode servir perfeitamente como uma pequena televisão na cozinha ou no quarto. Os principais fornecedores de televisão em Portugal oferecem apps que permitem aos seus clientes ver TV em direto, e até gravações, por isso não é nada complicado. Conteúdos não faltarão, até porque os canais generalistas nacionais e as HBO e a Netflix oferecem apps semelhantes. E que tal ligar o telemóvel à televisão, via Chromecast ou a app da sua smart TV? E dessa forma abrir esse grande ecrã ao maravilhoso mundo da Internet com a facilidade de controlo do telemóvel? Outra hipótese, para quem tem um sistema de luzes inteligentes, será utilizar esse velho telemóvel para controlar o sistema, em vez de comprar mais um aparelho.

Deixámos-lhe alguns exemplos, mas talvez a sua necessidade passe por limpar o e-mail, que está a ficar sem espaço, ou por criar uma rede VPN. A ideia-chave é esta: não deixe para amanhã uma tecnologia que pode fazer hoje.