Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

SÁBADO por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

Powered by

Unibanco

Uma loja para toda a família

Uma loja para toda a família

WareHouse by Maria do Mar é um espaço de 400 m2, em Alvalade, com brinquedos, mobiliário, decoração, puericultura e workshops, que pretende estimular o imaginário das crianças e dos pais, tornando a vida de todos mais amiga do ambiente… e também mais bonita.

À procura de chuchas ou fraldas orgânicas, brinquedos tradicionais de madeira, mobiliário de design sustentável, lençóis para a cama do bebé de algodão orgânico, ou daquela peça de decoração que vai fazer toda a diferença no quarto ainda por organizar?

Não é fácil encontrar um espaço onde satisfaça todos estes desejos e que simultaneamente responda às dúvidas habituais das futuras mães e de pais que procuram as melhores alternativas… Foi o que pensou Mónica Albuquerque quando decidiu criar a Maria do Mar e transformá-la numa family concept store, um espaço de 400 m2 em pleno bairro de Alvalade que só pode deixar boquiaberto quem aqui entra. Pelo espaço, pela diversidade e originalidade da oferta e – sobretudo – pela qualidade do serviço.

“Não há nada aqui que eu não use. As fraldas são as que o meu filho usa, as chuchas são as que o meu filho usava e os brinquedos aqueles com que ele brinca”, explica Mónica Albuquerque, a mentora da Maria do Mar, um projeto que nasceu há cinco anos, primeiro como loja online vendendo acessórios engraçados para festas de crianças e depois evoluindo para a abertura de uma pequena loja física na Rua Acácio Paiva, em Alvalade. Inicialmente vendia apenas brinquedos de madeira, cadernos e outros acessórios da californiana Ban.do, e peças de decoração como protetores de berços ou almofadas. O sucesso, graças à escolha original de peças e marcas que não se vendiam em Portugal, foi imediato e as perguntas e pedidos aumentaram rapidamente, ao mesmo ritmo que crescia o número marcas de representadas.

Por tudo isto, a abertura desta segunda loja “foi um parto natural”, explica. Precisava de um espaço maior, para guardar toda a mobília das marcas com que já trabalhava, e também para “separar o que era uma loja de gifts e o que era um espaço a pensar nas necessidades da mãe e do bebé”. Defensora do comércio tradicional, Mónica Albuquerque nasceu e cresceu em Alvalade, por isso quando encontrou este armazém de 400 m2 fez-se luz. A antiga fábrica da Confeitaria da Ajuda, onde se faziam as famosas amêndoas da Páscoa e os cubos de marmelada, ali mesmo a dois passos da primeira loja, era uma tela em branco perfeita para combinar o ambiente industrial e o sentido de casa que procurava. E assim nasceu a WareHouse by Maria do Mar – Family Concept Store.

Mundo mágico… e sustentável

Quem passa na Rua João Saraiva, a “zona industrial de Alvalade” não identifica com facilidade a nova loja. Algo que não é distração ou meramente ocasional. “Queremos dar um atendimento muito personalizado”, explica Mónica. “O nosso tempo de atendimento por cliente varia entre os 15 e os 60 minutos. As mães de primeira viagem têm muitas dúvidas e nós queremos ajudar com o máximo de informação e dando todo o apoio possível.” E esse foco no serviço não se atinge numa loja cheia de curiosos de passagem…

Ainda assim, garantimos que a curiosidade compensa, porque ao fundo da rampa que dá acesso a este armazém esconde-se um mundo mágico. Focada em demonstrar o valor do brinquedo tradicional – tem como máxima que as crianças devem ser as pilhas dos seus próprios brinquedos –, Mónica aposta num imaginário infantil saudável, sustentável e que envolve a família num conceito de slow living e parentalidade positiva. Este espaço gigantesco reúne os mais variados artigos para as crianças, de brinquedos e puericultura a mobiliário (evolutivo) e decoração, mas com uma preocupação sempre presente com a sustentabilidade em tudo o que compra e vende. Desde que nasceu, o ambiente é uma das grandes preocupações de Mónica, que acredita estar ao alcance de todos, por isso as fraldas à venda na Maria do Mar são da Muumi Baby, orgânicas e sem adição de químicos, com embalagens biodegradáveis, as toalhitas são WaterWipes, “as mais puras do mundo” e as chuchas Hevea são de borracha latex 100% orgânica.

Seguem-se marcas de brinquedos de madeiras sustentáveis (e livres de qualquer plástico ou produto tóxico) como a Hape, a Lilliputeins, a Grimms ou a Indigo Jamm, ou marcas de têxteis como a Nobodinoz, a Suuky ou a Camomile London, ou ainda de mobiliário e decoração como o caso da Olliella ou da Oliver Furniture, cuja venda é exclusiva da WareHouse, ou da Bugaboo, de que são flagship store e de muitas outras que têm a Maria do Mar como revendedora oficial. Quase sempre marcas orgânicas e com um foco na sustentabilidade e no handmade, porque “os produtos mais humanos e menos industriais trazem uma energia diferente”.

      Mónica Albuquerque viaja pelo mundo à procura de novidades e dos melhores produtos para a Maria do Mar, visitando fábricas e falando com designers e produtores. Talvez por isso o fabrico próprio seja o passo seguinte… tal como está para breve uma boa novidade relacionada com projetos de decoração “vamos ter uma superarquiteta na nossa equipa”, que Mónica prefere não desvendar para já…

      Por último, mas não menos importante, a WareHouse vai acolher diversos workshops desenvolvidos por especialistas, arquitetos, enfermeiras pediátricas, educadoras, psicólogas, pediatras, para ajudar a encontrar soluções para as questões, contando com o apoio da enfermeira Carmen Ferreira. Sono, amamentação, pós-parto, nutrição infantil, birras ou desmame são alguns dos temas que Mónica espera ver explorados nestes workshops cujo calendário será anunciado muito brevemente.

      Horário: de segunda-feira a sábado: 10h00 às 19h00.