Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
As melhores peças <em> vintage</em> para sua casa As melhores peças <em> vintage</em> para sua casa

As melhores peças vintage para sua casa

As melhores peças vintage para sua casa

Não há decoração, por mais atual que seja, que não receba de braços abertos uma peça vintage. Quebra a monotonia e dá um toque extra de bom gosto.


Publicado em 02-Dez-2019

Não estamos naturalmente a sugerir que transforme a sua casa num museu vintage. Nem sequer de mobiliário moderno. Mas algumas peças com o charme e a patine dos anos fazem toda a diferença numa decoração e é por isso todas as casas deviam ter a(s) sua(s) “peça(s) de destaque”.

Têm uma história que podemos imaginar: Que tipo de cartas escreveu esta máquina? Por onde andaram estas malas?  Que caras refletiram estes espelhos ou quantas conversas não terão ouvido estes telefones? Soltam-nos a imaginação, uma das características mais bonitas destas peças. É também notório que o vintage está cada vez mais na moda, e ainda bem, porque até de uma perspetiva puramente ambiental, reviver qualquer uma destas peças tem uma pegada infinitamente menor do que comprar uma nova, feita de raiz, tantas vezes na Ásia e transportada até cá.

Para algumas pessoas o maior sonho será mesmo passar fins de semana à procura de “antiguidades”, mas mesmo para quem não tem essa dedicação, descobrir uma peça antiga, linda de morrer e em bom estado vai enche-lo de orgulho, quase como se fosse uma fashion victim e tivesse tropeçado numa Kelly dos anos 1960 — ou num 911 por recuperar, se a preferência forem os automóveis. Certamente mais do que comprar qualquer novidade numa loja mass market. Felizmente existem várias lojas que já tiveram esse trabalho por nós – salvando-nos os fins de semana — mas mesmo assim ainda terá uma grande busca pela frente.

Por isso calce os sapatos mais confortáveis e vamos começar a navegar por alguns das peças mais populares, e pelas lojas (em Portugal e online) que nos ajudaram a chegar a elas:

Telefones

Rádios

Cantinho do Vintage Um grande armazém para descobrir peças de design, essencialmente nórdico, sobretudo dos anos 1950 e 1960. Mas também peças de design industrial, geralmente recolhidas nalguma loja antiga. Morada: Rua do Açúcar, Nº 19, Lisboa. Tel: 929 164 323

Máquinas de escrever

Mid Mod O nome vem de Mid century Modern, que é o mesmo que dizer que aqui vai encontrar todos os clássicos do design do século XX. Morada: Rua da Bela Vista à Lapa, 40, Lisboa. Tel: 910 190 200

Cadeirões e sofás

Malas de viagem

Armazén 93 Um espaço enorme com várias lojas vintage, como a R&B Vintage, a  Mercadoria de Garagem ou a Eu e Elas. Mobiliário e peças dos quatro cantos do mundo e até um bar para fazer uma pausa. Morada: Rua de Miragaia 93, Porto. Tel: +351 222 011 702

Espelhos Dourados

Catawiki Grande site europeu de leilões é uma Meca para os apaixonados do vintage. Aqui vende-se de tudo o que possa ter valor para alguém, desde relógios de mesa, a automóveis, arte, mobiliário e decoração, livros, música e muito mais.

Câmeras fotográficas

Aparadores e Consolas

Møbler Dedicada sobretudo ao design escandinavo de meados do século passado, com várias peças originais, das mais famosas a pequenas joias desconhecidas. Morada: Rua Nova da Piedade, 41, Lisboa. Tel: 965 396 982

Relógios de mesa

Feira da Ladra e Feira de Vandoma, em Lisboa e no Porto. São as duas grandes feiras de Portugal para quem procura pechinchas. Sobretudo a feira da capital, com mais tradição e tamanho. Dito isto, pechinchas não será fácil de encontrar, mas que elas existem, existem! Só que são geralmente apanhadas por quem chega primeiro…

Set de jantar

Reclames luminosos

Pamono Uma loja online dedicada a tudo que é vintage, com uma curadoria que passa pelas principais lojas da Europa. Ou seja, é uma espécie de Farfetch, mas do design de interiores.

Mesas de trabalho