Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Como ganhar espaço na memória do smartphone Como ganhar espaço na memória do smartphone

Como ganhar espaço na memória do smartphone

Como ganhar espaço na memória do smartphone

Hoje em dia dependemos dos nossos smartphones para tudo, mas o que fazer quando surge a assustadora mensagem de memória insuficiente?


Publicado em 16-Ago-2019

Estamos de férias e queremos guardar tudo para mostrar à família, aos amigos e para daqui a muitos anos. Sobretudo o João, prestes a dar uma volta na banana, puxado pelo barco. Mas quando nos preparamos para gravar a cena eis que a terrível falta de memória do telemóvel se intromete e, agora, já nem há tempo para vasculhar no baú das gravações até descobrir algum vídeo sem interesse. Agora só temos cinco segundos para decidir se apagamos o mais pequeno a dar os primeiros passos em direção à água, ou não gravamos o mais velho na banana…

Felizmente existe uma alternativa, e não implica necessariamente comprar um telemóvel novo. É verdade, quem tem um smartphone topo de gama e com três dígitos antes da sigla GB pode estar naturalmente mais descansado, mas mesmo assim não deve ficar deslumbrado com o armazenamento do seu novo brinquedo.  O espaço é finito e, por definição, acaba.

Saber, por isso, como libertar espaço na memória do smartphone é fundamental para poder guardar todos os vídeos, fotografias e instalar todas as aplicações que quiser – de uma forma simples, rápida e segura – em cinco passos:

1. Instale um serviço de cloud que faça o backup de fotos e vídeos automaticamente. Assim, já pode apagar as suas fotografias da memória física do telemóvel sem receio de se perderem e, mesmo assim, aceder-lhes em qualquer lado, incluindo a partir do computador – desde que tenha uma ligação à Internet, bem entendido.  A boa notícia é que provavelmente até já tem um serviço destes, se tiver conta na Google. A empresa oferece o Google Fotos, um serviço de armazenamento ilimitado para fotografias até 16 Mp, e vídeos até 1080 p. Que organiza também as fotos por locais, pessoas ou pelos temas mais variados, utilizando a inteligência artificial. E ainda faz colagens e animações surpreendentemente boas e de forma espontânea.

Como ganhar espaço na memória do smartphone | Unibanco

Existem naturalmente outros serviços, como o OneDrive da Microsoft, ou o iCloud da Apple. Ambos oferecem 5 GB de memória gratuita, o que é muito pouco, mas existem planos pagos que começam nos 50 GB por 1 euro/mês, no caso da Apple, ou 100 por 2 euros/mês no caso da Microsoft. Mais uma vez, temos uma boa notícia: se tiver uma conta Office 365, a empresa oferece armazenamentos de 1 TB por utilizador (até o máximo de 6) . A Dropbox é obviamente outro serviço muito conhecido com uma app móvel ideal para gerir o armazenamento do smartphone.

2. Claro que quem desconfia de todos estes serviços pode sempre ligar o telemóvel a um computador e, manualmente, fazer o backup das fotos e vídeos. Será mais trabalhoso – e convém fazer com regularidade –, mas é um pequeno preço a pagar pela privacidade online.  

3. Se ainda não o fez, aumente a memória do smartphone. É bem capaz de ser a forma mais simples de solucionar o problema. Pelo menos temporariamente… Os iPhones não permitem adicionar qualquer tipo de cartão de memória, mas muitos Androids sim – à partida com cartões microSD. Como nem todos os telemóveis suportam todas as capacidades de memória, descubra qual é o seu limite e compre o mais próximo que conseguir. Não vale a pena ser sovina, quando o que está em causa são memórias. Do cartão e das férias.  

4. Desinstale aplicações que não usa. Nada mais simples. Quantas vezes não instalámos uma aplicação só porque parecia mesmo engraçada – ou muito útil – à primeira vista para depois descobrirmos que nunca lhe demos utilidade? Pois, essas aplicações ocupam memória preciosa e não estão lá a fazer nada. Lembre-se, recursos limitados implicam escolhas difíceis.

5. Utilize uma app de gestão de memória. Pode usar a de gestão já incluída no smartphone (dentro das definições, em armazenamento, tanto para Android como iPhone), mas por vezes uma aplicação dedicada é mais completa e simples de usar. A própria Google o reconhece, tendo criado a Files que serve precisamente para gerir e libertar memória.

Como ganhar espaço na memória do smartphone | Unibanco

A Files permite automaticamente descobrir ficheiros duplicados, lixo do sistema, aplicações que nunca usa, ou todas aquelas fotografias que foram ficando das conversas no WhatsApp. Tudo ações que vão permitir melhorar também o desempenho do smartphone.

Se tiver um antivírus, como o Avast ou o AVG, já terá um serviço semelhante instalado, e existem outras aplicações como o CCleaner ou o The Cleaner que fazem o mesmo, mas vale a pena escolher apenas uma, para não corrermos o risco de cair no contrassenso de instalar aplicações quando o objetivo é libertar espaço.