Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Dia dos Namorados: receitas românticas para partilhar a dois Dia dos Namorados: receitas românticas para partilhar a dois

Dia dos Namorados: receitas românticas para partilhar a dois

Dia dos Namorados: receitas românticas para partilhar a dois

Se pode ficar a sós, em casa, para quê sair e passar pelo pesadelo de encontrar mesa num restaurante, lugar para o automóvel, táxi para voltar… Não será preferível ficar em casa e preparar um bom jantar em cenário romântico?


Publicado em 13-Fev-2019

Podíamos dizer que para um jantar romântico tudo o que precisa é de uma mesa à luz de velas e muito amor…podíamos, mas é demasiado meloso e ainda por cima não estamos seguros de que o romantismo consiga resistir a uma garfada intragável. Não se esqueça de criar o mood à mesa, certo, mas antes é melhor preparar a refeição usando outros ingredientes e condimentos. Aliás, o jantar pode até começar na cozinha, com ambos a participarem e com um brinde de espumante – provavelmente o melhor vinho para acompanhar esta a refeição.

Ostras à oriental

Dia dos Namorados: receitas românticas para partilhar a dois | Unibanco

Tradicionalmente ligadas à paixão, as ostras são perfeitas para abrir um jantar de São Valentim. Pode servir deliciosamente ao natural, ou então dar-lhes um toque mais exótico, com um molho oriental

Ingredientes (para o molho):
Dente de alho picado
Gengibre cortado finamente
2 colheres de sopa de mirin
1 colher de sopa de molho de soja
Cebolinho
1 malagueta fatiada finamente
2 colheres de óleo de sésamo

Preparação:
A preparação não podia ser mais simples: basta misturar todos os ingredientes numa pequena tigela e regar as ostras com o molho. Pode ter atenção à malagueta, e se não gostar muito de picante diminuir a quantidade.

Camarões marinados com romã e croutons de massa folhada

Dia dos Namorados: receitas românticas para partilhar a dois | Unibanco

Não vai querer uma refeição demasiado pesada, por isso convém não servir comida de “substância”. Esta receita chega-nos pela mão da Tia Cátia, do canal 24 Kitchen, pelo que pode seguir o processo aqui. Lá por ser jantar de dia de namorados não precisa de enfeitar tudo a corações, mas é divertido que a comida tenha um ou outro apontamento.

Ingredientes:
6 Camarões tigre gigantes
1 Romã
1 Laranja
1 Limão
Salada rúcula
Salada canónigos
Flores de fúchsia
1 Rolo de massa folhada
Tomilho
Azeite extra-Virgem
Sal e pimenta
Vinagre

Preparação:
Descasque os camarões tigre gigantes (reservar as cascas e as cabeças), retire-lhes a tripa e abra-os ao meio (no sentido longitudinal). Tempere com sal, pimenta, raspa de limão, raspa de laranja e coloque-os dentro de um saco juntamente com um pouco de romã. Feche o saco tirando o ar.

Esmague os camarões com um martelo de cozinha e reserve no frigorífico por uns minutos. Coloque as cascas e as cabeças numa tigela e tempere com sumo de laranja, raspa de limão. Com um almofariz desfaça o conjunto. Leve a marinar ao frio durante 10 minutos.

Aqueça uma frigideira antiaderente. Abra 1 rolo de massa folhada e corte 8 corações, com uma forma adequada. Cozinhe os corações uns minutos de cada lado até ficar bem tostados. Retire e reserve.

Passe a marinada das cascas num coador e tempere com um pouco de pimenta, sal, azeite, vinagre e um pouco de tomilho. Em pratos individuais, coloque um “ninho” de salada, coloque os camarões, um pouco de romã e regue com o restante molho. Finalize com folhas de salada e flores e sirva acompanhado pelos corações de massa folhada.

Frango Caprese e massa

Dia dos Namorados: receitas românticas para partilhar a dois | Unibanco

O marisco nem sempre é consensual, e lembre-se que a ideia é agradar, por isso nada de insistir em comidas que o parceiro não gosta. Nesses casos este prato de frango da Delish pode ser a alternativa ideal: descomplicado, agradável e bonito

Ingredientes:
1/2 chávena de vinagre balsâmico
1/4 chávena de açúcar
2 colheres de mel
2 peitos de frango
Ervas aromáticas
Alho em pó
Sal e Pimenta
Azeite
340 gr de massa curta (penne por exemplo)
Tomate cherry
1 pacote de mozarela fresca

Preparação:
Faça uma redução de vinagre balsâmico adicionando ao vinagre o açúcar e o mel e levando a ferver, mexendo frequentemente, até reduzir para metade. Retire do lume e reserve.

Numa frigideira grande aqueça o azeite e adicione o frango, tempere e coza ligeiramente. Retire e reserve. Adicione mais um pouco de azeite e junte a massa previamente cozida mexa, tempere com sal, pimenta e mais um pouco de ervas aromáticas, junte o tomate deixe cozinhar até os tomates estarem moles, cerca de 2 a 4 minutos.

Junte o frango e a mozarela cortada em fatias, tape e cozinhe até o queijo derreter. Regue com a redução de vinagre balsâmico e sirva.

Martini brownies com mascarpone

Nenhum jantar romântico estaria completo sem o doce sabor do chocolate, a comida dos apaixonados. Nesta receita a cremosidade do mascarpone vem acrescentar suavidade, enquanto o copo de Martini outorga um ar mais sofisticado. Pode usar outra taça, claro, mas não será a mesma coisa.

Ingredientes:
1 tablete de chocolate para culinária  
5 ovos       
400 g de açúcar
150 g de g farinha      
250 g de manteiga 
100 g de miolo de noz         
1 colher de chá de fermento       
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 embalagem de mascarpone
100 ml de natas para bater
1/2 chávena de açúcar em pó
5 ml de baunilha

Preparação:
Para os brownies deve partir a tablete de chocolate em pedacinhos, adicionar manteiga, derreter em banho-maria e reservar. Entretanto bate-se energicamente o açúcar com os ovos e junta-se o chocolate batendo sempre. Juntar depois a farinha, o cacau em pó, o fermento e as nozes picadas. Levar ao forno a 180ºC num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha durante cerca de meia hora. Cortar em quadrados iguais

Para o creme de mascarpone deve misturar suavemente o queijo, as natas, o açúcar em pó e a baunilha até obter um creme homogéneo. Se necessário adicionar mais natas.

Alterne os brownies com o creme no copo de Martini, e finalize com um toque de frutos silvestres.

Viu? Fazer um jantar romântico em casa não precisa de ser um bicho de sete cabeças. E agora que o repasto está pronto, sim, é hora de acender as velas e soltar o amor… porque é impossível não ser um pouquinho lamechas nesta altura!