Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
O que fazer quando só tem 20 minutos para preparar a refeição? O que fazer quando só tem 20 minutos para preparar a refeição?

O que fazer quando só tem 20 minutos para preparar a refeição?

O que fazer quando só tem 20 minutos para preparar a refeição?

Uma alternativa é encomendar qualquer coisa na Glovo. A outra é seguir uma destas nossas receitas saudáveis, económicas e saborosas! Vai ver como é fácil.


Publicado em 20-Fev-2020

Todos os dias passa-se o mesmo: entre atividades extracurriculares, relatórios atrasados, e qualquer outra coisa que teima sempre em aparecer, é impossível chegar a casa a tempo de dar banhos e preparar uma bela refeição caseira. Mesmo para quem não tem filhos, o dia prolonga-se sempre para lá da hora de regressar a casa a horas de ter um jantar normal e, no dia seguinte, ao almoço, acontece o mesmo: por muita vontade que tenha em preparar uma marmita com comida saudável, isso nunca acontece e lá acaba por ir comer a mesma sopa enfarinhada no restaurante da esquina.

Aparentemente, e por mais que todos os especialistas enfatizem a importância de comer uma refeição confecionada com bons produtos frescos, não há tempo para cozinhar nas nossas vidas. Ou será que há? E se lhe disséssemos que podia juntar o útil ao agradável e preparar uma refeição saudável e deliciosa – e mais económica ainda por cima — enquanto o diabo esfrega um olho? Ou pelo menos, em menos de vinte minutos?

Aqui ficam algumas refeições exatamente com esse limite temporal. Capazes de agradar a todos os gostos, carnívoros e vegans, em conta, saudáveis, saborosas e muito fáceis e rápidas de preparar. Experimente! Não negue à partida uma ciência que não conhece…

Pimentos recheados com cuscuz e legume

Ingredientes:
2 pimentos vermelhos
2 c. de sopa azeite
1 cebola
30 g passas
Açafrão-das-índias
2 tomates maduros
Sal e pimenta q.b.
150 g cuscuz
1 dl água
100 g folhas de agrião baby
30 g milho doce
20 g miolo de noz

Preparação:
Corte os pimentos ao meio e leve ao forno para assar a 220 ºC por 15 minutos. Entretanto, coloque água a ferver numa panela e numa frigideira aqueça o azeite e deixe a cebola refogar durante sensivelmente 10 minutos. Adicione também o açafrão, as passas e os tomates cortados em cubos e sem sementes. Tempere com sal e pimenta. Verta a água a ferver sobre os cuscuz e deixe repousar. Adicione os restantes vegetais na frigideira e desligue o lume. Ao fim de 5 minutos mexa bem os cuscuz, para soltar, junto todos os ingredientes e sirva dentro dos pimentos.

Salada morna de salmão e kiwi

O que fazer quando só tem 20 minutos para preparar a refeição? | Unibanco

Ingredientes:
300 gr. lombo de salmão sem pele
1 c. de sopa de sementes de sésamo
2 c. e 1/2 de sopa azeite
200 gr. pimento vermelho
300 gr. courgette
Sal e pimenta q.b.
1 emb. Alface
3 kiwis
1 limão
Cebolinho q.b.

Preparação:
Esta receita chega-nos de um supermercado muito conhecido no país, que tem a palavra Doce no nome. Corte os lombos de salmão em pequenos cubos, passe pelas sementes de sésamo, reserve. Corte as curgetes em rodelas finas e os pimentos em tiras e leve ambos a saltear numa frigideira com um pouco do azeite. Enquanto isso, descasque e corte os kiwis em fatias. Retire os vegetais ainda crocantes do lume e utilize a mesma frigideira para, em seguida, saltear os cubos de salmão, temperando com um pouco de sal e pimenta. Disponha as folhas de alface numa travessa e adicione os restantes ingredientes. Tempere com mais um pouco de sal e o cebolinho picado.

Bife grelhado com batatas a murro

O que fazer quando só tem 20 minutos para preparar a refeição? | Unibanco

Ingredientes:
2 Bifes de vaca da vazia
6 batatas pequenas novas
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
2 dentes de alho

Preparação:
Picar as batatas bem lavadas com um garfo, e levar em recipiente próprio ao micro-ondas na potência máxima por 6 a 8 minutos. Pincelar uma grelha com azeite e levar a lume bem forte antes de colocar os bifes. O lume deve estar forte para selar a carne e impedir que os sucos saiam. Virar a carne com uma pinça apenas uma vez a meio da cozedura. O tempo varia consoante a altura da carne e o gosto pessoal, mas cerca de três minutos de cada lado será o tempo para um bife médio. Enquanto a carne e as batatas assam, colocar num recipiente para servir os dentes de alho e o azeite, que depois vão envolver as batatas. Após terminados, os bifes devem repousar fora do lume cobertos com papel de alumínio por cerca de metade do tempo que demoraram a confecionar (3 minutos no caso), antes de servir.

Tofu Doce

https://www.instagram.com/p/B8J7xNzH4Fb/

Ingredientes:
390g de Tofu
2 c. de chá de farinha de trigo
1 c. de sopa de óleo de girassol
3 c. de sopa de doce de laranja
Sal e piri-piri q.b.
Coentros e grãos de sésamo q.b.

Preparação:
Esta receita chega-nos pela mão de Katy Beskow, rainha das receitas veganas e autora de vários livros sobre o tema. Comece por cortar o tofu em fatias finas e, de seguida, em triângulos iguais. Passe-os por farinha em frite em óleo bem quente, 5 minutos de cada lado até ficarem dourados. Tempere o doce de laranja com o piripiri, adicione uma colher de água, misture bem e cubra o tofu com esta mistura. Retire de lume e adicione o sal e as sementes de sésamo.

Sopa Laksa de Camarão

O que fazer quando só tem 20 minutos para preparar a refeição? | Unibanco

Ingredientes:
150g de camarão
400ml de leite de coco
100g de noodles
1 c. de sopa de azeite
1 pimentão vermelho
2 ½ c. de sopa de caril
1 cubo de caldo de legumes
2 colheres de chá de molho de peixe
2 limas
Coentro picado q.b.

Preparação:
Camarões e noodles são sempre uma ótima opção quando o tempo escasseia porque cozinham muito rapidamente. Para preparar esta sopa típica da Malásia, aqueça o azeite e adicione o pimento cortado em fatias. Cozinhe por 1 minuto, adicione o caril, mexa, e cozinhe por mais 1 minuto. Entretanto, dissolva o caldo em 700 ml de água a ferver e despeje na panela. Adicione o leite de coco e deixe levantar fervura antes de juntar o caldo de peixe e os noodles. Deixe cozinhar por 4 minutos antes de juntar os camarões, mais o sumo de lima. Aguarde mais 3 minutos e está pronto. Sirva em tigelas com folhas de coentro grosseiramente picadas e fatias de limão para espremer.

Sardinhas & tomates em pão tostado

O que fazer quando só tem 20 minutos para preparar a refeição? | Unibanco

Ingredientes:
2 fatias de pão torrado
1 lata de sardinhas em azeite
1 dente de alho grande, cortado ao meio
Azeite q.b.
130g de tomate cereja, cortado pela metade
Agrião e salsa q.b.
½ limão

Preparação:
Uma lata de sardinha dura vários anos, é opção saudável e pode ser uma bela ajuda numa situação de aperto. Além disso, esta receita é tão fácil que quase nem precisa de explicação. Mas aqui vai: toste as fatias de pão e esfregue cada pedaço de torrada com o alho, como numa bruschetta. Numa tigela misture as sardinhas e o azeite da conserva com os tomates e o agrião. Coloque o preparado em cima de cada fatia e, se quiser, tempere com um pouco de salsa (picada grosseiramente) e gotas do sumo de limão. Está pronto. Muito mais rápido, saudável e barato do que uma piza encomendada.